Noções básicas em Estatística na interpretação das informações em ações de preservação do meio ambiente

Autores

  • Carlos Ricardo Bifi carlos.bifi@cps.sp.gov.br
    Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) - Unidade Miguel Reale

Palavras-chave:

Educação Estatística, Alfabetização Estatística, Meio Ambiente, Educação Matemática

Resumo

As informações contidas nos meios de comunicação, trazem para a comunidade leitora, dados que podem levar a interpretações e conclusões equivocadas. Vários órgãos responsáveis por essas informações, preocupam-se em divulgá-las levando esses leitores a terem interpretações que vão de encontro a seus propósitos, provocando distorções das informações. Quando essas informações estão atreladas aos estudos de preservação do meio ambiente, por exemplo, elas se encontram em linguagem que são específicas da ciência ambiental e, que muitas vezes, não fazem parte do censo comum daqueles que a lerão. Encontros internacionais que tratam do assunto como, por exemplo, Rio + 10 ou o atual, Rio + 20, têm como premissa apontar os caminhos ideais em relação à preservação do meio ambiente, assim, a necessidade de estar alfabetizado estatisticamente para absorver e codificar tais informações apresentadas durante esses encontros são necessárias e, assim pode provocar discussões com total compreensão dos participantes. Este artigo tem como finalidade despertar reflexões em relação ao ensino da Estatística, por parte dos professores de Matemática, como instrumento de análise para aquele que irá utilizá-la para interpretar as informações contidas nas diversas formas de apresentação. Gráficos, tabelas, dados numéricos, que são as formas de registros das informações estatísticas, devem promover nos leitores condições mínimas para inferência e, se for o caso, mudanças de atitudes. Portanto, é no ensino básico, desde as séries inicias, que os órgãos educacionais, por meios de seus professores, devem promover condições mínimas para aprendizes desta faixa etária. O objetivo deste artigo também é levar os pesquisadores da área da Educação Matemática a focarem mais suas pesquisas em como os cidadãos, leitores de informações, mobilizam suas noções em Estatística e relacionam tais noções com a interpretação textual, para que os resultados obtidos surtam efeitos e, dessa forma, consigam tornar estes cidadãos pessoas capazes de criticar e validar as informações que lhe são apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Ricardo Bifi, Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) - Unidade Miguel Reale

Prof Dr em Educação Matemática pela PUC SP 

Professor da FATEC

Professor da TREVISAN 

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF,1997.

CURCIO, F.R. Developing Graph Comprehension. National Council of Teachers of Mathemathics, New York, 1989.

__________. Making Sense of Graphs: Critical Factors Influencing Comprehension and Instructional Implications. Journal for Research in Mathemathics Education, Vol, 32, N 2, (Mar, 2001, p. 124 - 158.

GAL, I. Adult’s Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities – Appeared In: Internacional Statistical Review, 2002, 70 (1), 1 -33

IBGE. Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Perfil dos Municípios Brasileiros, Meio Ambiente. IBGE, 2002.

Downloads

Publicado

01-07-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 18     PDF downloads: 10

Como Citar

BIFI, Carlos Ricardo. Noções básicas em Estatística na interpretação das informações em ações de preservação do meio ambiente. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 17, p. 189–197, 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/285. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos