E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática

Autores

  • André Gustavo Oliveira da Silva andregutoiap@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Londrina
  • Lourdes Maria Werle de Almeida lourdes@uel.br
    Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Neste artigo, tecemos algumas considerações sobre o principal compromisso inerente à educação: a formação cidadã. Focamos nosso olhar sobre a contribuição que a disciplina de matemática – em geral considerada desvinculada da realidade - pode dar a este processo. Tendo a modelagem matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, procuramos destacar os resultados observados e relacioná-los com o processo permanente da construção de uma cidadania consciente conforme está posto na literatura. Ao propiciar aos estudantes vivenciarem a cidadania no espaço escolar, por meio de uma atividade de modelagem matemática e a investigação de uma situação problema que culminou num modelo exponencial, geramos um ambiente diferenciado para o aprendizado do conteúdo no qual privilegiamos o espaço para reflexão, quesito fundamental à formação cidadã.

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Referências

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Publicado

01-01-2009

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Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, André Gustavo; WERLE DE ALMEIDA, Lourdes Maria. E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 12, n. 14, p. 35–48, 2009. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/317. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

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