Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Carolina Innocente Rodrigues carol.innocente@uol.com.br
    Universidade Federal de São Carlos
  • Maria do Carmo de Sousa mdcsousa@ufscar.br
    Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo é decorrente da pesquisa realizada em 2008, a qual teve como objetivo desenvolver a pré-álgebra sob a metodologia de jogos em sala de aula no 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de São Carlos/SP. As atividades de ensino foram realizadas durante o Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 3, disciplina oferecida pelo Departamento de Metodologia de Ensino – UFSCar. Tal metodologia foi escolhida por ter a característica de introduzir os estudantes num ambiente lúdico, conseguindo unir a brincadeira com os conteúdos que foram ou serão aprendidos em sala de aula. Foram desenvolvidos dois jogos, elaborados e adaptados com o auxílio do professor da turma. Tivemos a intenção de estudar conteúdos de pré-álgebra: generalização e verificação de padrões, sequências, introdução do conceito de variável em diversas formas, valores numéricos e linguagem matemática. A pesquisa é qualitativa uma vez que dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo, segundo Neves (1993). Analisamos as falas e observações feitas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos. Ao final do estudo, constatamos maior comprometimento com suas aprendizagens e cumplicidade dos estudantes, durante o desenvolvimento das aulas.

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Publicado

01-01-2009

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Como Citar

RODRIGUES, Carolina Innocente; CARMO DE SOUSA, Maria do. Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 12, n. 14, p. 49–66, 2009. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/318. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos