A formação (Matemática) dos professores polivalentes

Autores

  • Carlos Eduardo Félix Correia carlosefcorreia@itelefonica.com.br
    Uniesp - Rio Claro

Resumo

O propósito deste artigo se direciona para o questionamento da formação do professor polivalente nos cursos de Pedagogia para o ensino da Matemática nas séries iniciais de escolarização. A política de avaliação do desempenho escolar dos alunos egressos da quarta série do Ensino Fundamental mostra índices considerados insatisfatórios no que diz respeito às competências e habilidades matemáticas que deveriam ser desenvolvidas nesta etapa de escolarização. Este artigo apresenta algumas investigações acerca de estudos nesta vertente realizados no Brasil nas duas últimas décadas, perpassa pela formação desde a criação do curso Normal até os cursos de Pedagogia na atualidade. Destacam-se aspectos psicológicos na formação: as crenças e as atitudes de professores diante da Matemática; o ensino dos algoritmos e a proposta de estabelecimento de uma cultura para a Formação Continuada de Professores também estão presentes neste artigo, o qual é finalizado com algumas reflexões e perspectivas.

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Publicado

01-01-2008

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Como Citar

FÉLIX CORREIA, Carlos Eduardo. A formação (Matemática) dos professores polivalentes. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 11, n. 13, p. 9–24, 2008. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/323. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos