Contribuições da Educação Matemática para a Formação Continuada de Professores nas séries iniciais

Autores

  • Leonora Pilon Quintas lpq@uol.com.br
    PUC-RS

Resumo

Este trabalho analisa o processo de educação continuada de oito professoras polivalentes de uma escola pública em Cubatão/SP. A investigação teve como objetivo re-significar e redimensionar o trabalho pedagógico, a partir de uma prática investigativa e reflexiva, com a alternativa metodológica da pesquisa-ação. Para tanto, foi ministrado um curso de formação continuada in loco, onde as reflexões e os conflitos revelaram que a compreensão que os professores têm de si mesmos como Educadores Matemáticos passa pelas mediações que eles estabelecem na busca de soluções para os desafios de sua condição e prática docente. Sendo a profissão docente, segundo Ponte (2006), Tardif (2000) e outros, um processo contínuo que não se esgota na formação inicial, foi imprescindível abrir este espaço à reflexão a fim de eliminar os mitos e preconceitos. A análise revelou a visão dicotômica entre ensino/aprendizagem, ainda bastante presente como fundamento da prática docente na escola. Como se acredita na relação indissociável entre esses conceitos, nossa perspectiva de trabalho apoiou-se na teoria dos campos conceituais de Vergnaud (1988), para quem a aquisição do conhecimento se dá por meio de situações já conhecidas, constituindo o viés da práxis investigativa.

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Publicado

01-01-2008

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Como Citar

QUINTAS, Leonora Pilon. Contribuições da Educação Matemática para a Formação Continuada de Professores nas séries iniciais. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 11, n. 13, p. 25–34, 2008. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/324. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos