Pensamento Algébrico: possiblidades de manifestação a partir de resolução de problemas

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id645

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico, Resolução de Problemas, Aprendizagem Matemática

Resumo

Trata-se do resultado de uma pesquisa em que, a partir da resolução de problemas, buscou-se identificar a manifestação de um pensamento algébrico no estudante, e entender como o professor poderia interferir para o desenvolvimento desse pensamento. Para que isso se cumprisse, foi elaborado e aplicado um plano de ensino em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental, em dois momentos. Um de observação, em que o professor procurou entender se apenas o engajamento do estudante na resolução de um problema seria suficiente para fazer manifestar nele um pensamento algébrico. Outro, de mediação do professor, feita por meio de questionamentos que buscavam direcionar a linha de raciocínio do estudante para uma das vertentes do pensamento algébrico. Como resultado, evidenciou-se que, para fazer emergir um pensamento algébrico através da resolução de problemas, há a necessidade de se criarem/adaptarem problemas adequados para cada situação; e que a contextualização de um pensamento de generalização a partir de casos particulares, observados por meio de números, pode desencadear um aumento da capacidade do aluno de fazer manipulação do desconhecido como se fosse conhecido, levando-o a conceber objetos matemáticos, como variável, incógnita, constante, etc., necessários para o entendimento e a aprendizagem de conteúdos matemáticos.

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Biografia do Autor

Nilton Cezar Ferreira, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática-PPGECM do Instituto Federal de Goiás.

Wagna Mendes Vieira, Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2006) e Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2008) e também Mestrado em Educação para Matemática e Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí (2019). Atualmente é professora de matemática na Escola " Municipal Antônio Gomes de Lima" da cidade de Rio Verde Goiás. 

Luciano Duarte da Silva, Instituto Federal de Goiás

Sou licenciado e bacharel em matemática pela PUC-GO, mestre em matemática na área de Geometria Diferencial pela UFG e doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Professor e formador de professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)-Goiânia/GO. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do IFG-Jataí/GO (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) e membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG).

Referências

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Publicado

12-08-2022

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Como Citar

FERREIRA, Nilton Cezar; VIEIRA, Wagna Mendes; SILVA, Luciano Duarte da. Pensamento Algébrico: possiblidades de manifestação a partir de resolução de problemas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022045, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id645. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/34. Acesso em: 27 abr. 2024.