Fibonacci e a explicação de um paradoxo

Autores

  • Maria Dolores Ceccato Mendes email1@email1.com.br

Palavras-chave:

Fibonacci, Ensino e Aprendizagem, Materiais Manipulávies

Resumo

O movimento mundial mostrando a preocupação de se adequar o ensino da matemática ao interesse do aprendiz aponta muitas vezes para a necessidade da utilização de materiais didáticos alternativos e motivadores. Com essa preocupação, grande tem sido a divulgação de materiais manipuláveis, tais como quebra-cabeças e jogos de toda sorte. Sem dúvidas, a utilização desse tipo de material, quando criteriosa, só pode contribuir para o sucesso do ensino e da aprendizagem. É uma estratégia de valorização da matemática através da motivação que provoca tanto no aluno quanto no professor, desejosos de abordagens mais abrangentes e dinâmicas para suas aulas. Mormente nos dias atuais, em que os recursos de apelo visual dos meios de comunicação competem tão ostensivamente com a escola formal. As abordagens de ontem, calcadas apenas na natureza axiomática e dedutiva da matemática (especialmete da geometria), devem, com pressa, dar lugar a uma postura mais voltada para o interesse, com apelo à experiência sensorial do aluno, respeitando o modo peculiar de organização do raciocínio em cada nível de desenvolvimento. Porém, diga-se com ênfase, nunca deverá ser absolutamente informal, sob pena de incorrer em erros fatais. O processo lógico-dedutivo deve sempre coroar qualquer argumentação no contexto de uma situação de ensino.

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Publicado

01-01-1998

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Como Citar

CECCATO MENDES, Maria Dolores. Fibonacci e a explicação de um paradoxo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 6, n. 4, p. 15–18, 1998. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/342. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos