Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id391

Palavras-chave:

Geometria Espacial, Sólidos RA, Rotação por estações

Resumo

Este estudo discute o uso conjunto de um recurso tecnológico com uma metodologia ativa no ensino aprendizagem da matemática, pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do estado do Amazonas (UEA), no centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). O objetivo foi analisar a metodologia de rotação por estações com um aplicativo de Realidade Aumentada, como proposta metodológica de ensino e aprendizagem a fim de minimizar as dificuldades da geometria espacial, poliedros, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados: entrevista semiestruturada, questionário misto, observação participante e formulário de avaliação de softwares educacionais. Para a análise, usamos a triangulação, contrapondo a opinião dos autores da pesquisa com os resultados coletados do professor/alunos, do software educacional/metodologia utilizada, onde chegamos a conclusão que a combinação do software Sólidos RA junto à metodologia das rotações por estações mostrou-se um recurso significativo e diferenciado para o ensino e aprendizagem da geometria espacial trabalhada em sala de aula.

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Biografia do Autor

Gabriel Willyan Pinheiro de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (PPGEEC/UEA).

Manoel Fernandes Braz Rendeiro, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia - UNAMA (1997), Especialista em Redes de Computadores pela Universidade da Amazônia - UNAMA (1999) e Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2014). Atuou em vários órgãos da esfera Federal, Estadual e Municipal nas áreas técnicas ligadas a Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, no caráter especializado e na área de Educação atuou como professor temporário de Ensino Técnico e Superior, até o ano de 2008. Desde 2009, atua como professor do quadro de docentes da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP, desempenhando sua função de servidor público efetivo desta Instituição de Ensino Superior Estadual. É membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências em Espaços Não Formais - GEPECENF e do Grupo de Estudos e Pesquisas em (Educação) Matemática e Tecnologias - COMPLEXUS. Desenvolve pesquisa nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, Pensamento Computacional, Ensino de Matemática, Divulgação Científica, Espaços não Formais e Educação em Ciências.

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Publicado

19-11-2023

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Como Citar

SOUZA, Gabriel Willyan Pinheiro de; RENDEIRO, Manoel Fernandes Braz. Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023096, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id391. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/391. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos