Abstração e formação de imagens na visualização espacial: o espaço 3D e a realidade aumentada

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id681

Palavras-chave:

Pensamento geométrico, Visualização espaci, GeoGebra Calculadora 3D

Resumo

Elementos da percepção e virtualização constituem o experimento realizado com o uso do recurso de realidade aumentada do aplicativo GeoGebra Calculadora 3D, com o objetivo de investigar como atividades com foco na abstração e formação de imagens afetam a construção da visualização espacial em estudantes de matemática-licenciatura. Após meses de investigação no grupo de pesquisa, tomou forma uma oficina, com o intuito de observar o desempenho dos estudantes na construção do conhecimento geométrico espacial, consequentemente na formação do pensamento matemático e geométrico. Colocou-se em discussão o modelo teórico do pensamento visual-espacial. Com relação ao método, optou-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, com observação participante, análise de conteúdo e análise estatística. Os resultados da pesquisa demonstraram a ampliação da percepção dos estudantes quando foram submetidos ao experimento com foco em cenário imagético, cenário 3D e cenário com realidade aumentada. As diferenças e a ampliação da visualização espacial foram significativas na passagem de uma etapa a outra, com destaque ao ambiente virtual como um facilitador do processo de abstração e formação de imagens e reconhecimento de padrões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sonia Maria da Silva Junqueira, UNIPAMPA - RS

Professora adjunta na Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA-RS. Possui mestrado e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. Docente do Programa de Pós Graduação Mestrado em Ensino. 

Leandro Blass, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Doutor em Modelagem Computacional pela UERJ. Professor de Matemática da Universidade Federal do Pampa.

Lorenzo Schneider Morales, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Graduado em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa.

Larissa Pereira da Silva, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa.

Lucas Capello, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pampa.

Klismann Winter Pinheiro, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Graduado em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal do Pampa.

Referências

ADLER, Patrícia A.; ADLER, Peter. Observational techniques. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). Handbook of qualitative research. California: Sage Publications, 1994. cap. 23, p. 377-392.

AZUMA, Ronald. A Survey of Augmented Reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 6, p. 355-385, 1997. Disponível em: https://www.cs.unc.edu/~azuma/ARpresence.pdf. Acesso em: 16 out. 2021.

BAIRRAL, Marcelo de Almeida. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. Série InovaComTic, v. 1. Rio de Janeiro: Edur, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BISHOP, Alan. Review of research on visualization in Mathematics Education. Focus on learning problems in Mathematics, Massachusetts: Center for Teaching/ Learning of Mathematics, v. 11, n.1, p.7-16, 1989.

BLANCO, Teresa Fernández; CAJARAVILLE, José Antonio; GODINO, Juan D. Configuraciones epistémicas y cognitivas en tareas de visualización y razonamiento espacial. Investigación en Educación Matemáticas XI, p. 189-197, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28231388_Configuraciones_epistemicas_y_cognitivas_en_tareas_de_visualizacion_y_razonamiento_espacial. Acesso em: 03 nov. 2021.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. cap. 1 e 2, p. 48-52.

CARVALHO, Marlene Lima de Oliveira. Representações planas de corpos geométricos tridimensionais: uma proposta de ensino voltada para a codificação e decodificação de desenhos. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação matemática). Universidade Federal de OuroPreto. Ouro Preto, 2010.

CHENG, Kun-Hung; TSAI, Chin Chung. Affordances of Augmented Reality in Science Learning: Suggestions for Future Research. Journal of Science Education and Technology, p. 449-462.

COSTA, Maria da Conceição M. Processos mentais associados ao pensamento matemático avançado: visualização. Anais do Encontro da Seção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2002.

COSTA, Maria da Conceição M. Modelo do pensamento visual-espacial: transformações geométricas no início da escolaridade. 2005. 314 f. Tese (Doutorado) - Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2005.

DREYFUS, Tommy. Advanced mathematical thinking processes. In. David Tall. (Org.), Advanced mathematical thinking (pp. 25–41). Dordrecht: Kluwer, 1991.

FIELD, Andy. Descobrindo a Estatística Usando o SPSS. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HCPA. Porto Alegre. v. 32, no. 2, p. 227-234, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/158102. Acesso em: 06 nov. 2021.

HERSHKOWITZ, Rina; PARZYSZ, Bernard; DORMOLEN, Joop Van. Space and Shape. In: A. J. Bishop et al. (Ed.), International handbook of mathematics education (pp. 161- 166). Khover Academic Pubisher, 1996.

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; MUNER, Luana Comito; SILVA, Diego Vinícius; PRIETO, Gerardo. Visualização espacial e desempenho em matemática no ensino médio e profissional. Avaliação Psicológica, 2011, 10(2), p. 181-191. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317463344_Visualizacao_espacial_e_desempenho_em_matematica_no_ensino_medio_e_profissional/citations. Acesso em: 16 out. 2021.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/894/89442687013.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.

LEOTTI, Vanessa Bielefeldt; COSTER, Rodrigo; RIBOLDI, João. Normalidade de variáveis: métodos de verificação e comparação de alguns testes não-paramétricos por simulação. Revista

MEKNI, Mehdi; LEMIEUX, André. Augmented Reality: Applications, Challenges and Future Trends. Applied Computational Science. 2014, p. 205-214. Disponível em: http://www.cs.ucf.edu/courses/cap6121/spr2020/readings/Mekni2014.pdf. Acesso em 04 nov. 2021.

PARZYSZ, Bernard. “Knowing” vs “seeing”. Problems of the plane representation of space geometry figures. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v.19, n. 1, p. 79 - 92, fev. 1988.

PRESMEG, Norma. Research on Visualization in Learning and Teaching Mathematics. In Gutierrez, A & Boero, P (eds). Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education: Past, Present and Future, pp. 205-235. The Netherlands, Sense Publishers, 2006.

RESENDE, Bruno; MULLER, Thaísa Jacintho. Mobile-learning: aprendizagem matemática por meio de realidade aumentada. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a3187. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3187. Acesso em 29 out. 2021

SETTIMY, Thaís Fernanda de Oliveira; BARRAL, Marcelo Almeida. Dificuldades envolvendo a visualização em geometria espacial. VIDYA, v. 40, n. 1, p. 177-195, jan./jun., 2020 - Santa Maria, 2020. ISSN 2176-4603. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343556166_DIFICULDADES_ENVOLVENDO_A_VISUALIZACAO_EM_GEOMETRIA_ESPACIAL. Acesso em: 04 nov. 2021.

TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva; KIRNER, Claudio. Realidade Virtual. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora Sbc, 2018. Cap. 1. p. 13-35. Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2018_livroRVA.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.

ZIMMERMANN, Walter; CUNNINGHAM, Steve. (Eds). Visualization in Teaching and Learning Mathematics: a project. Washington, D.C. : Mathematical Association of America, 1991.

Downloads

Publicado

12-08-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 150     PDF downloads: 66

Como Citar

JUNQUEIRA, Sonia Maria da Silva; BLASS, Leandro; MORALES, Lorenzo Schneider; SILVA, Larissa Pereira da; CAPELLO, Lucas; PINHEIRO, Klismann Winter. Abstração e formação de imagens na visualização espacial: o espaço 3D e a realidade aumentada. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022051, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id681. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/40. Acesso em: 27 abr. 2024.