O Pensamento Algébrico presente nas provas do Nível A da OBMEP

Autores

  • Luana Leal Alves luanalealalves@furg.br
    Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Thaís Daltoé thais.daltoe@universo.univates.br
    Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
  • Crislaine de Anunciação Roveda crislaine@furg.br
    Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • João Alberto da Silva joaosilva@furg.br
    Universidade Federal do Rio Grande – FURG

DOI:

10.37001/remat25269062v20id480

Palavras-chave:

Pensamento Algébrico; OBMEP; Primeiros anos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral descrever habilidades referentes ao Pensamento Algébrico presente nas questões das provas dos anos iniciais da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, por meio de um mapeamento das situações empregadas nas questões, a fim de identificar quanto a diversidade de funções propostas. O estudo é de cunho qualitativo tendo como delineamento a pesquisa documental, sendo utilizadas as provas das edições de 2018 e 2019 da Olímpiada direcionadas ao Nível A. Através de um levantamento de todas as questões, foi possível identificar que as cinco categorias referentes às situações de Pensamento Algébrico são contempladas, das quais oito referem-se ao tema. Identificou-se, também, que as imagens utilizadas nas questões possuem, preponderantemente, uma função de suporte para a resolução. De modo geral, as questões analisadas contextualizam as situações referentes ao Pensamento Algébrico, possibilitando estimular o estudo da Álgebra e propalar esses conceitos.

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Biografia do Autor

Luana Leal Alves , Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora de Matemática na Rede Pública Municipal de Pelotas. Endereço para correspondência: Avenida Itália, km 8, Carreiros, Rio Grande – RS, CEP: 96203-900. 

Thaís Daltoé, Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Doutoranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari. Pedagoga no Instituto Taise Agostini. Endereço para correspondência: UNIVATES - Av. Avelino Talini, 171 – Universitário, Lajeado – RS, 95914-014. E-mail: thais.daltoe@universo.univates.br.

Crislaine de Anunciação Roveda, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora na Rede Privada e Pública Municipal de Pelotas. Endereço para correspondência: Avenida Itália, km 8, Carreiros, Rio Grande – RS, CEP: 96203-900. E-mail: crislaine@furg.br.

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Endereço para correspondência: Avenida Itália, km 8, Carreiros, Rio Grande – RS, CEP: 96203-900. E-mail: joaosilva@furg.br.

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Publicado

14-08-2023

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Como Citar

ALVES , Luana Leal; DALTOÉ, Thaís; ROVEDA, Crislaine de Anunciação; SILVA, João Alberto da. O Pensamento Algébrico presente nas provas do Nível A da OBMEP. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023101, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id480. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/480. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos