Tecnologias Digitais e Equação Vetorial da Reta: possibilidades e desafios do software GeoGebra

Autores/as

  • Débora Pelli d.pelli@unesp.br
    Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Fernando de Carvalho Pires fernando.carvalho3108@gmail.com
    Universidade Estadual Paulista – UNESP

DOI:

10.37001/remat25269062v20id481

Palabras clave:

Álgebra Linear; Geometria Analítica; Software GeoGebra; Seres-Humanos-com-Mídias; Observação Participante.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar algumas possibilidades e desafios do uso do software GeoGebra, nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos relacionados à Álgebra Linear, especificamente as noções de Equação Vetorial da Reta, desenvolvidas num curso de Pós-Graduação durante o período de calamidade pública ocasionado pela pandemia da Covid-19. Na execução da pesquisa, os dados foram produzidos com alguns participantes do componente curricular de Álgebra Linear, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro, no segundo semestre do ano de 2020. Este estudo insere-se no paradigma qualitativo de pesquisa, cujo desenvolvimento metodológico partiu da Observação Participante. Os instrumentos de produção dos dados, por sua vez, se constituíram de Questionário e de Registro Audiovisual, cujo contexto de obtenção ocorreu em um Seminário Avaliativo no âmbito do componente curricular tomado como referência. Durante a realização deste Seminário, utilizamos o software GeoGebra para apresentar os conceitos e desenvolver as atividades inerentes ao tema abordado, no intuito de observar o processo de visualização, construção e exploração desses conceitos. Para a análise dos dados, apoiamo-nos na perspectiva epistemológica associada à Teoria da Atividade e ao Construto Seres-Humanos-Com-Mídias. Os resultados indicam que a utilização do GeoGebra nas práticas educativas relacionadas à Equação Vetorial da Reta pode potencializar a aprendizagem de conceitos abstratos e desenvolver habilidades cognitivas de visualização, construção e exploração.

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Biografía del autor/a

Débora Pelli, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro (SP); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (MG); Matemática na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, campus de Diamantina (MG). d.pelli@unesp.br.

Fernando de Carvalho Pires, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro (SP); Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, campus de Diamantina (MG); Professor da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). fernando.carvalho3108@gmail.com.

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Publicado

2023-08-17

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Cómo citar

PELLI, Débora; PIRES, Fernando de Carvalho. Tecnologias Digitais e Equação Vetorial da Reta: possibilidades e desafios do software GeoGebra. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 20, n.º 01, p. e023102, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id481. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/481. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos