Sala de Aula Invertida e Colaboração: uso de videoaulas na Educação Matemática

Autores

  • Gregson Barros da Silva gregson.barros@estudante.ufjf.br
    Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF https://orcid.org/0000-0002-8289-3644
  • José Maria N. David jose.david@ufjf.br
    Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
  • Liamara Scortegagna liamara.scortegagna@ufjf.br
    Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

DOI:

10.37001/remat25269062v20id484

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida; Colaboração; Vídeos.

Resumo

O advento da pandemia COVID-19 e do ensino remoto emergencial intensificaram o uso de metodologias de ensino aliadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de aprendizagem. Neste sentido, o presente trabalho apresenta resultados de um Estudo de Caso sobre o uso de vídeos na Sala de Aula Invertida (SAI), usando a colaboração em um cenário de aulas presenciais, após dois anos de ensino remoto emergencial. Foram observados 36 discentes matriculados na 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, divididos em dois grupos, um experimental e outro de controle, os quais participaram de um processo on-line e presencial, composto por etapas com atividades de Matemática. Os resultados apontaram que o uso de vídeos na proposta da SAI melhorou a aprendizagem, gerando mais autonomia, gestão de tempo e participação dos alunos.

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Biografia do Autor

Gregson Barros da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Mestrando em Educação Matemática (UFJF). Especialista em Ensino da Matemática (UFRJ). Professor da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ). Endereço para correspondência: Rua Moacyr Ribeiro, 31, Matadouro, Vassouras – RJ, CEP: 27700-000. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8289-3644.  E-mail: gregson.barros@estudante.ufjf.br.

José Maria N. David, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ). Endereço para correspondência: Universidade Federal de Juiz de Fora, Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário, São Pedro, Juiz de Fora – MG, CEP: 36036-900. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3378-015X. E-mail: jose.david@ufjf.br.

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Departamento de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática Endereço para Correspondência: Rua Célia Marcos de Freitas, 120 – Apto 1102 – CEP 36025-060 – Alto dos Passos – Juiz de Fora - MG. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-6825-4945. E-mail: liamara.scortegagna@ufjf.br.

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Publicado

27-08-2023

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Como Citar

SILVA, Gregson Barros da; DAVID, José Maria N.; SCORTEGAGNA, Liamara. Sala de Aula Invertida e Colaboração: uso de videoaulas na Educação Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023105, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id484. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/484. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos