Os por quês matemáticos da educação básica: compreensões de um grupo de licenciandos da UFPE

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v20id489

Palabras clave:

Por quês matemáticos; Perguntas; Ensino de matemática; Educação básica.

Resumen

Os por quês matemáticos são questionamentos relacionados a algum procedimento matemático ou a seu resultado. Este artigo, recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso, traz resultados de um estudo de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. O objetivo do presente estudo foi analisar a postura de um grupo de licenciandos do curso de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE frente a alguns por quês matemáticos que surgem na educação básica. Para a obtenção dos dados, que nortearam as análises e resultados deste trabalho e contribuíram para o alcance do nosso objetivo, utilizamos um questionário online composto de quatro perguntas subjetivas. Sendo este, respondido por vinte e um licenciandos do curso de Matemática da UFPE. De modo geral, constatou-se que grande parte dos participantes se sentem inseguros diante dos por quês matemáticos, e poucos conseguem argumentar sobre esses questionamentos de uma maneira que possa proporcionar que o aluno construa o seu conhecimento com significado.

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Biografía del autor/a

Mikaelly Silva Andrade, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campus Agreste. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)Endereço para correspondência: Av. Marielle Franco, s/n - Km 59 - Nova, Caruaru, Pernambuco, Brasil, CEP: 55014-900. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6234-371X.  E-mail: mikaellyandrad@hotmail.com.

Simone Moura Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, Pernambuco, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Marielle Franco, s/n - Km 59 - Nova, Caruaru, Pernambuco, Brasil, CEP: 55014-900. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3878-4619.  E-mail: simone.mqueiroz@ufpe.br.

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Publicado

2023-08-30

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Cómo citar

ANDRADE, Mikaelly Silva; QUEIROZ, Simone Moura. Os por quês matemáticos da educação básica: compreensões de um grupo de licenciandos da UFPE. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 20, n.º 01, p. e023109, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id489. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/489. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos