Histórias em Quadrinhos como Ferramenta Lúdica no processo de verificação da Aprendizagem em Análise Combinatória

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id490

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos; Ferramenta Avaliativa; Análise Combinatória.

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica passa por transformações. O ensino considerado desconexo que priorizava, exclusivamente, a transposição sem aplicação em um contexto e a memorização Matemática devem deixar de lado e dar lugar a um ensino lúdico, objetivando a construção, aplicação e desenvolvimento das habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais que resultam em uma aprendizagem com significados. A educação brasileira deve enxergar o aluno não mais como um receptor de informações, mas como o principal agente da construção do seu conhecimento. Diante dos fatos apresentados e com o intuito de quebrar as barreiras que controlam a inserção de novas estratégias no ensino, o trabalho em questão relata a utilização das histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de Matemática (análise combinatória), com o objetivo de verificar a significação da aprendizagem dos alunos. Para o desenvolvimento da proposta foi considerado os aspectos metodológicos intrínsecos na Design Based Research, com 43 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Por meio da análise qualitativa, foi possível verificar a eficácia das HQs como ferramenta para avaliação da significação da aprendizagem, uma vez que os participantes da proposta apresentaram elementos conceituais satisfatórios em suas produções e bons índices na avaliação de validação do método. Com isso, é possível considerar a eficácia do uso dessa ferramenta no processo de ensino, uma vez que a mesma, possibilitou uma dinamização procedimental, conceitual e atitudinal dos estudantes, levando-os a participar de forma ativa, facilitando, assim, a significação da aprendizagem. Entretanto, vale salientar que a proposta não tem o caráter de solucionar todos os problemas estruturais e de avaliação da educação básica, mas pode contribuir para obter bons resultados de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Alef Bruno dos Santos, ECI Cel. Serveliano de Farias Castro

Mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Rede Pública de Ensino do Estado da Paraíba. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1605-0240. E-mail: alefbru@hotmail.com.

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Publicado

30-08-2023

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Como Citar

SANTOS, Alef Bruno dos. Histórias em Quadrinhos como Ferramenta Lúdica no processo de verificação da Aprendizagem em Análise Combinatória. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023110, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id490. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/490. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos