Elaborar e Resolver Problemas Combinatórios: uma investigação com estudantes de quinto ano do ensino fundamental

Authors

  • Jose da Silva thompsonjc0704@gmail.com
    Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

DOI:

10.37001/remat25269062v20id493

Keywords:

Matemática; Combinatória; Resolução de Problemas; Anos Iniciais; Ensino Fundamental.

Abstract

O presente artigo consiste numa investigação sobre a elaboração e resolução de problemas envolvendo o raciocínio combinatório com estudantes de quinto ano do ensino fundamental. O estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido sob a perspectiva da Resolução de Problemas. A análise de dados evidenciaram estratégias de resolução sistemática e não sistemática, bem como a influência de estratégias oriundas de orientações dos pesquisadores no processo de desenvolvimento do raciocínio combinatório. Ficou evidente a influência de gostos, preferências e outras ações do cotidiano das crianças no processo de elaboração de problemas. O processo de elaboração de problemas por parte das crianças precisa ser estimulado na sala de aula, porém é imprescindível que seja respeitado as particularidades e os momentos de vida e de maturação de cada indivíduo ao longo desse processo.  Acreditamos que outras pesquisas precisam ser desenvolvidas no que concerne a elaboração e resolução de problemas combinatórios com foco no desenvolvimento do raciocínio combinatório tendo novos olhares no que diz respeito a influências cotidianas escolares e não escolares.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BACHX, A. C.; POPPE, L. M. B.; TAVARES, R. N. O. Prelúdio a análise combinatória. 7. ed. São Paulo: Nacional, 1975.

BATANERO, C., GODINO, J., NAVARRO-PELAYO, V. Razonamiento combinatorio. Madrid: Editorial Síntese, S.A., 1996.

BORBA, R. O raciocínio combinatório na educação básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 10., 2010, Salvador, BA, 2010. Anais..., Salvador, BA, 2010. p. 1-16.

BORBA, R. Vamos combinar, arranjar e permutar: aprendendo combinatória desde os anos iniciais de escolarização. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 11., Curitiba, PR, 2013. Anais..., Curitiba, PR, 2013. P. 1-16

BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação Fundamental. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

BROUSSEAU, G. Lês obstacles épistemologiques et lês problèmes em mathématiques. Meeting of the CIEAEM, lonvain da neuve, reproduced in les obstacles épistemologiques et les problems en mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble: La PenséeSauvage-Éditions, v. 4, n. 2, p. 164-198, 1976.

D’AMBROSIO, B. S. O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunos. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Org.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 109-129.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução de Haydée Camargo Campos. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. v. 2 (Coleção Atualidades Pedagógicas).

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2012.

HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar 5: combinatória, probabilidade. 6. ed. São Paulo: Atual, 1993.

LESTER, F. Teaching mathematical problem solving. Nämmaren, p. 32-43, 1987.

HOFFMAN, B.; SANTOS-WAGNER, V. M. P. A exploração da escrita, leitura e oralidade em matemática. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., Recife, PE, 2011. Anais... Recife, PE, 2011. p. 1-12.

MORGADO, A. C.; CARVALHO, J. B. P. de; CARVALHO; P. C. P., FERNANDEZ, P. Análise combinatória e probabilidade. 2. ed. Rio de Janeiro: SBM, 1991.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 199-218. (Seminários e Debates).

ONUCHIC, L.R; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 213-231.

ONUCHIC, L. R; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

PESSOA, C.; BORBA, R. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1.ª a 4.ª série. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, SP, v. 17, n. 31, p. 105-150, dez. 2009.

PESSOA, C.; BORBA, R. O desenvolvimento do raciocínio combinatório na escolarização básica. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.1, n.1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2182/1753. Acesso em: 10 ago. 2017.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995. (A obra foi publicada originalmente em 1945.)

ROA, R. Razonamiento combinatório em estudiantes com preparación matemática avanzada. 2000. 196 f. Tese (Doutorado em Ciencias Matemáticas) - Universidad de Granada, 2000.

SANTOS, V. M. P. dos. Avaliação de aprendizagem e raciocínio em matemática: métodos alternativos. Rio de Janeiro: Projeto Fundão. Instituto de Matemática/UFRJ, 1997.

SANTOS-WAGNER, V. M. P. dos. Resolução de problemas em matemática: uma abordagem no processo educativo. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 53, p. 43-74, jul./dez. 2008.

STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2008.

STEFFE, L.; THOMPSON, P. Teaching experiment methodology: underlying principles and essential elements. In: LESH, R.; KELLY, A. E. (Eds.). Research design in mathematics and science education. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 2000. p. 267-307.

VALE, I.; PIMENTEL, T; BARBOSA, A. Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática. v. 24, n. 2, p. 39-60, 2015.

Published

2023-09-07

Métricas


Visualizações do artigo: 18     PDF (Português (Brasil)) downloads: 11

How to Cite

SILVA, Jose da. Elaborar e Resolver Problemas Combinatórios: uma investigação com estudantes de quinto ano do ensino fundamental . Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 20, no. 01, p. e023112, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id493. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/493. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos