Matemática, que tensão é essa? Representações sociais de estudantes de um Instituto Federal Mineiro

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id737

Palavras-chave:

Educação Matemática, Representação Social da Matemática, Ensino Médio

Resumo

Partindo da pergunta: Matemática, que tensão é essa?, este artigo sintetiza um estudo cujo objetivo foi desvelar as representações sociais da Matemática e compreender como um grupo de estudantes da primeira série do Ensino Médio de um Instituto Federal Mineiro se relaciona com essa disciplina. Buscamos apoio na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, complementada por Denise Jodelet e utilizamos questionário e entrevistas para obter informações sobre suas experiências, crenças, intuições e sentimentos com a Matemática ao longo da vida escolar. Os resultados indicaram que dependendo das tensões vivenciadas por essa disciplina, os estudantes a representam de formas diversificadas. Percebemos a importância dessas representações como algo que os afeta na sua forma de pensar, sentir e agir. Eles podem gostar ou não, sentir medo ou não diante dessa disciplina, dispensar maior ou menor dedicação aos estudos, como consequência das representações sociais que têm da Matemática.

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Biografia do Autor

Rossely Valoni de Jesus, Instituto Federal de Ouro Preto - IFMG

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutor em Educação pela Unicamp. Professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da mesma instituição.

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Publicado

23-01-2023

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Como Citar

JESUS, Rossely Valoni de; MINORU TORISU, Edmilson. Matemática, que tensão é essa? Representações sociais de estudantes de um Instituto Federal Mineiro. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023004, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id737. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/5. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos