Pose para foto - click! (ou: possibilidades de instrumentos avaliativos para a sala de aula de matemática)

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id670

Palavras-chave:

Educação Matemática, Decolonialidade, Modelo dos Campos Semânticos

Resumo

Práticas avaliativas em salas de aula operam, muitas vezes, na lógica do discurso da melhoria, desenvolvimento e progresso, em uma suposta igualdade de alunos, que, no limite, reforça o projeto colonial (patriarcal, hierárquico, eurocêntrico) de uma Educação Matemática. Com isso, nesses escritos, em uma tentativa de criar possibilidades, atuar nas fissuras, produzir com pesquisas e com uma escola que acontece, me invento em um diálogo com diferentes instrumentos avaliativos para/com salas de aula de matemática. Com a afirmação “pose para foto - click!”, em uma atitude decolonial, uma mistura com fotos e um flerte com as margens das avaliações que acontecem nas escolas, sou produzida neste ensaio. Entre provas escritas, provas em fases, prova com cola, análise de produções escritas e portfólio, algumas discussões de características e potencialidades desses instrumentos avaliativos são detalhadas na direção de partilhar ideias, pesquisas e discussões para, quem sabe, convites de produção/invenção de instrumentos avaliativos outros.

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Biografia do Autor

Dayani Quero da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutoranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. 

João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

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Publicado

10-06-2022

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Como Citar

SILVA, Dayani Quero da; SANTOS, João Ricardo Viola dos. Pose para foto - click! (ou: possibilidades de instrumentos avaliativos para a sala de aula de matemática). Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022032, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id670. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/53. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática