O portfólio como instrumento de avaliação do aprendizado em contextos de Educação Matemática Crítica: análise da percepção de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id669

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Matemática Crítica, Portfólio

Resumo

O presente artigo apresenta as percepções de estudantes do 7º ano do ensino fundamental a respeito de um instrumento de avaliação – o portfólio – utilizado para avaliar as atividades realizadas durante a execução de um projeto em contexto de Educação Matemática Crítica. Ao final do desenvolvimento do projeto, como parte da avaliação do mesmo e do uso do instrumento de avaliação, 53 estudantes de duas turmas do 7º ano do ensino fundamental responderam a um questionário, onde puderam relatar suas experiências com o projeto e o modo como foi conduzida a avaliação. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo categorial temática e apresentaram os seguintes resultados: os estudantes relataram percepções sobre o próprio processo de aprendizado e também em relação ao tema do projeto (Meio Ambiente e Alimentação). Por meio de tais registros e consonante com a literatura, evidenciou-se o desenvolvimento de habilidades de organização, apresentação e reflexão sobre o trabalho realizado, culminando em potencial para a autoavaliação; trabalho em equipe, leitura e escrita do mundo com a matemática e mudanças de atitude – em relação à disciplina e ao tema estudado. Como pontos a serem melhorados, os estudantes advogam pelo maior uso do instrumento, em diversos momentos, maior variedade nas atividades e responsabilidade dos integrantes dos grupos. Hipóteses levantadas durante o trabalho apontam para investigações que compreendam a metacognição dos estudantes, principalmente no que diz respeito às mobilizações de critérios utilizados para a inserção ou exclusão de atividades no portfólio, bem como atenção aos feedbacks dados pelo professor.

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Biografia do Autor

Bruno Jürgensen, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – IFSEMG

Doutor em Educação, na área de Currículo, Avaliação e Docência, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Membro do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED-UNICAMP). Mestre em Educação, na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo. Graduado em Licenciatura em Ciências Exatas, com habilitação em Matemática, pela Universidade de São Paulo (USP) - Campus São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atua como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Santos Dumont.

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Publicado

10-06-2022

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Como Citar

JÜRGENSEN, Bruno. O portfólio como instrumento de avaliação do aprendizado em contextos de Educação Matemática Crítica: análise da percepção de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022036, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id669. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/57. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática