Uma investigação sobre percepções de professores que ensinam Matemática em relação às práticas avaliativas durante o ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id668

Palavras-chave:

Avaliação, Matemática, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo identificar aspectos das práticas de ensino de professores que lecionaram Matemática durante certo período da pandemia da Covid-19. Em particular, neste estudo investigam-se as práticas avaliativas desses docentes, assim como, as suas percepções sobre os pontos positivos e negativos dessas práticas e as possíveis alterações que eles pretendem implementar no retorno do ensino presencial. Assim, elaborou-se um questionário online que foi respondido por cem professores. Para a análise qualitativa dos dados, adotou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin. A partir das respostas dos professores, os principais resultados foram: a reprodução de estratégias avaliativas do ensino presencial para o ensino remoto; a ausência de pontos positivos da avaliação durante o ensino remoto; a não intenção de manutenção das tecnologias digitais para a avaliação no retorno às aulas presenciais. Por fim, observou-se que o ensino remoto serviu para alguns como um meio de ressignificação da avaliação em Matemática.

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Biografia do Autor

João Carlos Caldato, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor substituto no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Brasil.

Erilúcia Souza da Silva, Secretaria Municipal de Educação - SEMED

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora na Secretaria Municipal de Educação do Amazonas. 

Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Colégio Pedro II - CPII

Doutoranda em Ensino e História da Matemática e da Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Colégio Pedro II.

Mário Keniichi Gushima Moura, Colégio Pedro II - CPII

Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Colégio Pedro II.

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Publicado

10-06-2022

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Como Citar

CALDATO, João Carlos; SILVA, Erilúcia Souza da; BACCAR, Maria Helena Monteiro Mendes; MOURA, Mário Keniichi Gushima. Uma investigação sobre percepções de professores que ensinam Matemática em relação às práticas avaliativas durante o ensino remoto emergencial. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022040, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id668. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/61. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática