Projeto e implementação de uma situação-problema para o ensino e aprendizagem de sistemas de equações diferenciais lineares com estudantes de engenharia

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id749

Palavras-chave:

Sistemas de equações diferenciais lineares, Registros de representações semióticas, Engenharia Didática

Resumo

É abordada uma descrição das ações realizadas para o projeto de uma situação problema que envolve trabalhar com um modelo de mistura, que requer o uso de um sistema de equações diferenciais lineares. Ao mesmo tempo, são apresentados os resultados derivados de sua implementação com alunos dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Análises Químicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Exatas, Químicas e Naturais dependentes da Universidade Nacional de Misiones. A análise da proposta foi realizada sob as diretrizes da teoria das representações semióticas de Duval. O referencial metodológico proporcionado pela Engenharia Didática, a partir do confronto da análise a priori e a posteriori da proposta, possibilitou obter reflexões e implicações para o ensino da disciplina. A partir do estudo das produções dos alunos, são analisadas as transformações semióticas postas em jogo para os diferentes registros semióticos abordados. Os resultados obtidos revelam que a conversão para o registro simbólico-algébrico do modelo matemático formal é a que prevalece, mesmo quando não é explicitamente solicitada na instrução. Além disso, diferentemente do que ocorreu com a implementação de proposta semelhante com alunos de outra carreira (teste piloto), desta vez não se observou prevalência de tratamento escalar em detrimento do vetorial. Por fim, questiona-se se os alunos conseguem contrastar as conclusões obtidas em um prontuário com as emitidas em outro prontuário, aspecto que funcionaria como instrumento de validação de suas produções. Neste trabalho, não há evidências suficientes para fornecer uma resposta a esse respeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gretel Alejandrina Fernandez von Metzen, Universidad Nacional de Misiones

Profesora en Matemática.

Claudia Mariela Zang, Universidad Nacional de Misiones

Magister en Enseñanza de las Ciencias Exactas y Naturales con mención en Física.

María Natalia León, Universidad Nacional de Misiones

Magister en Matemática Aplicada.

Referências

ANDER-EGG, Ezequiel. Métodos y Técnicas de investigación social, Vol. III: Cómo organizar el trabajo de investigación. Editorial Lumen, España, 2010.

ARTIGUE, Michele. Ingeniería Didáctica. En ARTIGUE, Michel; DOUADY, Régine; MORENO, Luis y GÓMEZ, P. (Ed.), Ingeniería Didáctica para la Educación Matemática. Un esquema para la investigación y la innovación en la enseñanza y el aprendizaje de las Matemáticas, Grupo Editorial Iberoamérica, México, p. 33-59, 1995.

BARDIN, Laurence. El análisis de contenido. Editorial Akal, Madrid, 1996.

BLANCHARD, Paul; DEVANEY, Robert y HALL, Glen. Ecuaciones diferenciales. Editorial Thomson, México, 1998.

DUVAL, Raymond. Un análisis cognitivo de problemas de comprensión en el aprendizaje de las matemáticas. En DUVAL, Raymond; SÁENZ, Adalira (Eds.), Comprensión y aprendizaje en matemáticas: perspectivas semióticas seleccionadas. Editorial Énfasis. Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, p. 61-94, 2016.

DUVAL, Raymond. Semiosis y pensamiento humano: Registros semióticos y aprendizajes intelectuales (VEGA, M., Trad.), Universidad del Valle, Cali, 1999.

HABRE, Samer. Investigating students’ approval of a geometrical approach to differential equations and their solutions. International Journal of Mathematical, Educations in Science and Technology, v. 35, n. 5, p. 651-662, 2003.

FERNÁNDEZ von METZEN, G. A.; LEÓN, M. N.; ZANG, C. M. Análisis de una experiencia didáctica para la enseñanza y aprendizaje de sistema de ecuaciones diferenciales lineales. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 17, n. 61, p. e003, 2021.

ZANG, C. M.; FERNÁNDEZ von METZEN, G. A.; LEÓN M. N. Aportes para la evaluación de las prácticas de enseñanza y aprendizaje de ecuaciones diferenciales de primer orden. Revista Premisa, v.56, p. 29-40, 2013.

ZILL, Dennis. Ecuaciones Diferenciales con aplicaciones de modelado. Editorial Thomson, México, 2007.

Downloads

Publicado

23-01-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 112     PDF downloads: 62

Como Citar

FERNANDEZ VON METZEN, Gretel Alejandrina; ZANG, Claudia Mariela; LEÓN, María Natalia. Projeto e implementação de uma situação-problema para o ensino e aprendizagem de sistemas de equações diferenciais lineares com estudantes de engenharia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023006, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id749. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/7. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos