As contribuições do ensino através da Resolução de Problemas para a aprendizagem dos conceitos da disciplina de Geometria Descritiva na perspectiva do licenciando em Matemática do campus VII da UEPB

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id760

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino Superior, Desenho Geométric, Perspectiva do Estudante

Resumo

A Resolução de Problemas enquanto metodologia vem se consolidando como uma importante estratégia didática para o ensino de Matemática nos mais diversos níveis de ensino. Diversas pesquisas, mostram que o uso da Resolução de Problemas no Ensino Superior pode trazer benefícios para os processos de ensino, aprendizagem e avaliação da Matemática. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo compreender como o ensino de Matemática através da Resolução de Problemas pode contribuir para o aprendizado dos conceitos da disciplina de Desenho Geométrico e Geometria Descritiva na concepção do próprio licenciando em Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com 21 estudantes do período 2021.2 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (Campus VII), a qual foi realizada por meio de um questionário via Google Forms. Por meio desse estudo foi possível constatar que o ensino de Matemática através da Resolução de Problemas pode ser uma possibilidade metodológica para proporcionar uma aprendizagem satisfatória dos conceitos da disciplina supracitada, pois contribuiu para uma aprendizagem satisfatória dos conceitos da disciplina, melhorou as habilidades de argumentar e explicar, bem como a autonomia dos licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luan Paulino da Costa, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: por que através da resolução de problemas?. In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M.; (Orgs.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35 – 52.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2019, p. 107 –119.

FERREIRA, N. C. Uma proposta de ensino de álgebra abstrata moderna, com a utilização da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas, e suas contribuições para formação inicial de professores de matemática. 281 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro – SP, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/149213. Acesso em: 05 jan. 2022.

FERREIRA, N. C.; SILVA, L. E.; MARTINS, E. R. Resolução de Problemas no Ensino Superior. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Orgs.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo, Livraria da Física, p. 189-219, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 68ª ed, 2021.

SCHROEDER, T. L.; LESTER JR, F. K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (ed.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989, p. 31-42. Disponível em: https://www.bgsu.edu/content/dam/BGSU/COSMOS/Documents/resources/C2AM2P-resources/Developing-Understanding-Mathematics-Problem-Solving-Schroeder-Lester-1989.pdf . Acesso em 25 dez. 2021.

VERAS, R. S.; FERREIRA, S. P. A. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 38, p. 219-235, 2010.

ZANON, T. X. D.; VALOIS, J. M.; SILVA, S. C. A Resolução de Problemas para Licenciandos em Matemática: do Ensino Superior às Turmas de Educação Básica. Revista de Educação Matemática, v. 17, 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/269. Acesso em 01 jan. 2022.

Downloads

Publicado

23-01-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 172     PDF downloads: 102

Como Citar

COSTA, Luan Paulino da. As contribuições do ensino através da Resolução de Problemas para a aprendizagem dos conceitos da disciplina de Geometria Descritiva na perspectiva do licenciando em Matemática do campus VII da UEPB. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023008, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id760. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/9. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos