Dossiê - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática
Título: Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática
Responsáveis: Prof.ª. Drª. Clarissa de Assis Olgin (ULBRA), Prof. Me. Flavio Augusto Leite Taveira (Unesp) e Prof.ª. Dr.ª Deise Aparecida Peralta (Unesp)
Ementa:
A presente edição especial da REMat é organizada a partir de uma parceria estabelecida com o Grupo de Trabalho 3 – Currículo e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Ela objetiva reunir investigações e práticas curricular em Educação Matemática na contemporaneidade, buscando oferecer um panorama das temáticas e dos referenciais teóricos e metodológicos que têm consubstanciado a produção curricular em Matemática no âmbito da SBEM, dada a pluralidade epistemológica dos Estudos Curriculares, tomando emprestado a nomenclatura de José Augusto de Brito Pacheco.
Dada a importância e a necessidade de articular discussões/problematizações sobre Educação, Matemática e Educação Matemática, este dossiê se propõe a ilustrar as preocupações contemporâneas que têm fomentado o debate curricular em Matemática nos nossos tempos, principalmente tendo em vista preocupações metodológicas de ensino, do uso de materiais curriculares, de Tecnologias e de contestação das diversas relações de poder que estabelecem e são estabelecidas pelo(s) Currículo(s) de Matemática.
Esta proposta se ancora também nas diversas reformas educacionais e curriculares que têm assolado os países latino americanos, com especial atenção ao Brasil, e que muito recentemente têm sido fortemente contestados, propondo ao novo governo brasileiro a revogação destas reformas, como por exemplo o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum de Formação Inicial e Continuada de Professoras/es (BNC-Formação e BNC-Formação Continuada), dentre outras.
O dossiê Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática pretende contribuir com uma interessante amostra da produção curricular contemporânea em Educação Matemática a partir das pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo de trabalho Currículo e Educação Matemática da SBEM.
Cronograma:
Submissões: outubro/2023 a fevereiro/2024
Avaliação: fevereiro/2024 a abril/2024
Devolutiva para correções e envio das versões finais: em fluxo contínuo
Edição e Publicação: junho/2024