Dossiê - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática

10-09-2023

Título: Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática

Responsáveis: Prof.ª. Drª. Clarissa de Assis Olgin (ULBRA), Prof. Me. Flavio Augusto Leite Taveira (Unesp) e Prof.ª. Dr.ª Deise Aparecida Peralta (Unesp)

 

Ementa:

A presente edição especial da REMat é organizada a partir de uma parceria estabelecida com o Grupo de Trabalho 3 – Currículo e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Ela objetiva reunir investigações e práticas curricular em Educação Matemática na contemporaneidade, buscando oferecer um panorama das temáticas e dos referenciais teóricos e metodológicos que têm consubstanciado a produção curricular em Matemática no âmbito da SBEM, dada a pluralidade epistemológica dos Estudos Curriculares, tomando emprestado a nomenclatura de José Augusto de Brito Pacheco.

Dada a importância e a necessidade de articular discussões/problematizações sobre Educação, Matemática e Educação Matemática, este dossiê se propõe a ilustrar as preocupações contemporâneas que têm fomentado o debate curricular em Matemática nos nossos tempos, principalmente tendo em vista preocupações metodológicas de ensino, do uso de materiais curriculares, de Tecnologias e de contestação das diversas relações de poder que estabelecem e são estabelecidas pelo(s) Currículo(s) de Matemática.

Esta proposta se ancora também nas diversas reformas educacionais e curriculares que têm assolado os países latino americanos, com especial atenção ao Brasil, e que muito recentemente têm sido fortemente contestados, propondo ao novo governo brasileiro a revogação destas reformas, como por exemplo o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum de Formação Inicial e Continuada de Professoras/es (BNC-Formação e BNC-Formação Continuada), dentre outras.

O dossiê Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática pretende contribuir com uma interessante amostra da produção curricular contemporânea em Educação Matemática a partir das pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo de trabalho Currículo e Educação Matemática da SBEM.

 

Cronograma:

Submissões: outubro/2023 a fevereiro/2024

Avaliação: fevereiro/2024 a abril/2024

Devolutiva para correções e envio das versões finais: em fluxo contínuo

Edição e Publicação: junho/2024