Ensino-aprendizagem de Sistemas Lineares na licenciatura através da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas
DOI:
10.37001/remat25269062v20id738Palavras-chave:
Formação Inicial do Professor, Representações Múltiplas, Educação AlgébricaResumo
Neste artigo objetiva-se apontar as contribuições da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Exploração, Proposição e Resolução, aliada às Representações Múltiplas de Álgebra, no ensino de Sistemas Lineares na licenciatura. Optou-se pelo conteúdo de Sistemas Lineares dada a necessidade de uma investigação que abrangesse a educação básica e a superior, visto que a grande problemática percebida no ensino de Álgebra trata de um distanciamento nestes dois níveis. A pesquisa, caracterizada como pedagógica, foi desenvolvida em uma turma do 5º período de um curso de Licenciatura em Matemática por meio de uma Oficina teórico-prática com 10 encontros. Os dados apontam que as Representações Múltiplas e a transição entre elas, aliada à Exploração-Resolução-Proposição de Problemas, favorecem uma aprendizagem com mais compreensão e colaboram na construção de uma nova postura do licenciando frente ao ensino de Sistemas Lineares.
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