A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais: povos originários, quilombolas e do campo
DOI:
10.37001/remat25269062v20id370Palavras-chave:
Formação de professores que ensinam matemática, Práticas interculturais, Educação Matemática e relações étnico-raciais, Educação matemática antirracista, Povos originários, quilombolas e educação do campoResumo
Este texto apresenta uma síntese das discussões ocorridas no contexto do GD5: A Formação do Professor que Ensina Matemática na Perspectiva de Práticas Interculturais: Povos originários, Quilombolas e do Campo, durante o VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática, sediado pelo Campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo entre os dias 31/03/2023 e 01/04/2023. O GD teve como objetivo geral a promoção de discussões sobre a formação do professor que ensina matemática no contexto das relações étnico-raciais, interculturalidade, educação matemática antirracista e educação do campo. As discussões contemplaram, especialmente, elementos presentes nas práticas ensino, pesquisa e extensão que dialogam diretamente com os dispostos nas Leis 10.639/2003, 11.645/2008, e Decreto 7.352/2010, bem como o currículo escolar de matemática e suas relações com as especificidades das diferentes modalidades de ensino no que diz respeito à temática do GD. Os resultados das discussões apontam para o reconhecimento da importância da temática no contexto da formação de professores, sobretudo para potencializar práticas que colocam a aprendizagem da matemática como parte do processo de humanização que valoriza os contextos interculturais dos sujeitos envolvidos nos processos e para a superação de outras práticas que tendem a considerar a matemática como um fim em si mesma.
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Referências
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