Conhecimentos algébricos na prova de matemática do novo ENEM: uma análise de conteudo no período de 2009 a 2018
Palabras clave:
Novo ENEM, Ensino de Matemática, Conhecimentos Algébricos, Análise de ConteúdoResumen
No presente artigo, objetivamos identificar a presença dos Conhecimentos Algébricos nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2018 para proporcionar reflexões curriculares aos professores de Matemática em serviço no Ensino médio das escolas. A questão norteadora da pesquisa foi: Qual tem sido a presença dos Conhecimentos Algébricos nas provas de Matemática do Novo ENEM nos períodos de 2009 a 2018? O corpus foi constituído pelas 450 questões da prova de Matemática do “Novo ENEM”. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), a qual nos proporcionou a constituição de três Categorias de Análise: (1) Álgebra Elementar; (2) Múltiplas Representações de Funções; e (3) Funções Elementares. Identificamos 86 questões (o que equivale a 19,2% das questões da prova de Matemática do Novo ENEM) relacionadas aos Conhecimentos Algébricos. Constatamos que das 86 questões, 74 (86% das questões) foram classificadas como contextualizadas e 12 questões, o que equivale 14%, possuíam um formato do tipo exercícios relacionadas apenas ao contexto da Matemática. No entanto, identificamos que apenas 32 questões possuíam características de interdisciplinaridade, o que corresponde somente 37% da questões, e 54 questões não possuem características interdisciplinares, o que corresponde a 63% do total de questões. Notamos também que os Conhecimentos Algébricos estiveram presentes em todas as provas de Matemática no período analisado, sendo o ano de 2018 com a maior recorrência, 14 questões, e o ano 2014 com a menor recorrência, quatro questões. Percebemos ainda que o principal conteúdo relacionado aos Conhecimentos Algébricos é a Representação Gráfica de uma Função.
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