Paulo Freire e Modelagem Matemática: uma compreensão das percepções dos licenciandos em Matemática
an understanding of the perceptions of Mathematics undergraduates
DOI:
10.37001/remat25269062v22id430Palavras-chave:
Cartas Pedagógicas, Formação Inicial em Matemática, Interdisciplinaridade, Tema Gerador, Teoria e PráticaResumo
Pautado na metodologia de pesquisa qualitativa, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma compreensão dos escritos em cartas pedagógicas dos licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Acre a respeito da primeira experiência deles em atividades de Modelagem Matemática. Como referencial, utiliza-se o educador Paulo Freire, articulado as características da Modelagem Matemática. Os dados da pesquisa são cartas pedagógicas produzidos pelos licenciandos e adotadas pela professora-pesquisadora como meio de reflexão inspiradas em Freire. Foi realizada uma análise documental, além de serem consideradas as observações feitas ao longo da realização da atividade. A análise revela dificuldade dos estudantes em escolherem um tema gerador da atividade e de problematizá-lo; evidencia, ainda, no olhar do licenciando, que eles perceberam a relação da Matemática com o cotidiano e, também, que a interdisciplinaridade pode se fazer presente quando a Modelagem é adotada, além de revelar a necessidade da teoria e prática estarem articuladas ao longo da formação inicial do professor de Matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda J. O método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda. J.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª edição. São 1. Paulo: Pioneira, 2001. p. 107 – 188.
ANDREOLA, Balduino. Interdisciplinaridade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 3ª Edição. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2017.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 253f Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho,”. Rio Claro, 2001.
BOGDAN, Ribert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal, Porto Editora, 1999.
BURAK, Dionísio; ZONTINI, Laynara dos Reis Santos. Práticas com modelagem na formação do professor da Educação Básica: a busca por uma nova racionalidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014239, p. 1-20, 2020.
CEOLIM, Amauri Jersi; CALDEIRA, Ademir Donizeti. Obstáculos e Dificuldades Apresentados por Professores de Matemática Recém-Formados ao Utilizarem Modelagem Matemática em suas Aulas na Educação Básica. Bolema, Rio Claro, v. 31, p. 760-776, 2017.
DICKMANN, Ivanio. As dez características de uma carta pedagógica. In: PAULO, Fernanda dos Santos; DICKMANN, Ivo (Org). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. 1. ed. Chapecó: Livrologia, 2020 (Coleção Paulo Freire; v. 2)
DOTTA, Carla Luz Salaibb; GARCIA, Elisete Enir Bernardi. Cartas Pedagógicas: uma inspiração freireana. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 30, p. 69-84, 2021.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Prefácio. In: BORBA, Marcelo C.; ARAÚJO, Jussara L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
FAZENDA, Ivani C. A. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 1979.
FORNER, Régis. Modelagem Matemática e o Legado de Paulo Freire: relações que se estabelecem com o currículo. 2018. 200 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) –Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.
FORNER, Régis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 21, p. 57-70, jan./abr. 2019.
FORNER, Régis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Constituição da Práxis Docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, n. 67, p. 501–521, 2020.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 11. ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. ISBN 978-85-7753-217-9 (recurso eletrônico)
FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. 14ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 48 ed. Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. - Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar, Olho d’Água, 1993.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
MAGNUS, Maria Carolina Machado. Modelagem Matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2012.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Contribuições de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a Modelagem na Formação Inicial de Professores de Matemática. Boletim GEPEM (Online), v. 64, p. 1, 2014.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Delineando convergências entre Investigação Temática e Modelagem Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5. 2012, Petrópolis, RJ. Anais [...] Petrópolis, 2012.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Interdisciplinaridade e Temas Geradores nas aulas de Matemática: a Modelagem como uma possibilidade. In: VALLE, J. C. A. do. Paulo Freire e Educação Matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. São Paulo: Livraria da Física, 2023.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; FORNER, Régis; SOUZA, Lahis Braga. Formação de professores em Modelagem e a escola: que caminhos perseguir? Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 01–22, 2020.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; FORNER, Régis; SOUZA, Lahis Braga. Paulo Freire e Educação Matemática: inspirações e sinergias com a Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-22, 25 jun. 2021.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; SOUZA, Lahis Braga; FORNER, Régis A Práxis na Elaboração de Atividades de Modelagem. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2021, Online. Anais [...], 2021.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; SOUZA, Lahis Braga; FORNER, Régis. Modelagem Matemática e Paulo Freire: um olhar para as articulações nas pesquisas. Vidya, [s. l.], v. 43, n. 2, p. 133-149, 2023.
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; SOUZA, Lahis Braga; FORNER, Régis. Olhares de docentes sobre as possibilidades da Modelagem nas aulas de Matemática. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 1-22, 2021.
MEYER, João Frederico da Costa Azevedo; CALDEIRA, Ademir Donizetti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em Educação Matemática. 3ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2013.
OSTI, Mariele de Freitas. Educação Matemática com a turma de jovens e adultos da Agrovila Campinas: um estudo com Modelagem Matemática. 2022. 170f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2022.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & Ciências sociais, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.
SETTI, Elenice Josefa Kolancko. VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Um olhar para a interdisciplinaridade presente nos trabalhos de Modelagem Matemática apresentados nas últimas seis edições da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). In: Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem, 3, 2016b. Londrina: Anais…Londrina: UTFPR, 2016.
SETTI, Elenice Josefa Kolancko; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Que interdisciplinaridade se verifica nos trabalhos de Modelagem Matemática? In: 173 Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 7, 2016a. Londrina: Anais. Londrina: SBEM, 2016.
SILVA, Jonson Ney Dias. Tecnologias Digitais na Educação Matemática de Jovens e Adultos: um olhar para o CIEJA/Campo Limpo. 2020. 216f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2020.
SOUZA, Lahis Braga. Modelagem Matemática: os olhares dos estudantes após o desenvolvimento de uma atividade. 2022. 216f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2022.
SOUZA, Micheli Silveira de. Empoderamento feminino e cartas pedagógicas: processos e aprendizagens de mulheres educadoras populares. 2022b. 176f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Erechim, RS, 2022b.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 276 PDF downloads: 237
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.