Paulo Freire e Modelagem Matemática: uma compreensão das percepções dos licenciandos em Matemática

an understanding of the perceptions of Mathematics undergraduates

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id430

Palavras-chave:

Cartas Pedagógicas, Formação Inicial em Matemática, Interdisciplinaridade, Tema Gerador, Teoria e Prática

Resumo

Pautado na metodologia de pesquisa qualitativa, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma compreensão dos escritos em cartas pedagógicas dos licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Acre a respeito da primeira experiência deles em atividades de Modelagem Matemática. Como referencial, utiliza-se o educador Paulo Freire, articulado as características da Modelagem Matemática. Os dados da pesquisa são cartas pedagógicas produzidos pelos licenciandos e adotadas pela professora-pesquisadora como meio de reflexão inspiradas em Freire. Foi realizada uma análise documental, além de serem consideradas as observações feitas ao longo da realização da atividade. A análise revela dificuldade dos estudantes em escolherem um tema gerador da atividade e de problematizá-lo; evidencia, ainda, no olhar do licenciando, que eles perceberam a relação da Matemática com o cotidiano e, também, que a interdisciplinaridade pode se fazer presente quando a Modelagem é adotada, além de revelar a necessidade da teoria e prática estarem articuladas ao longo da formação inicial do professor de Matemática.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lahis Braga Souza, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda J. O método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda. J.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª edição. São 1. Paulo: Pioneira, 2001. p. 107 – 188.

ANDREOLA, Balduino. Interdisciplinaridade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 3ª Edição. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2017.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 253f Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho,”. Rio Claro, 2001.

BOGDAN, Ribert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal, Porto Editora, 1999.

BURAK, Dionísio; ZONTINI, Laynara dos Reis Santos. Práticas com modelagem na formação do professor da Educação Básica: a busca por uma nova racionalidade. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014239, p. 1-20, 2020.

CEOLIM, Amauri Jersi; CALDEIRA, Ademir Donizeti. Obstáculos e Dificuldades Apresentados por Professores de Matemática Recém-Formados ao Utilizarem Modelagem Matemática em suas Aulas na Educação Básica. Bolema, Rio Claro, v. 31, p. 760-776, 2017.

DICKMANN, Ivanio. As dez características de uma carta pedagógica. In: PAULO, Fernanda dos Santos; DICKMANN, Ivo (Org). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. 1. ed. Chapecó: Livrologia, 2020 (Coleção Paulo Freire; v. 2)

DOTTA, Carla Luz Salaibb; GARCIA, Elisete Enir Bernardi. Cartas Pedagógicas: uma inspiração freireana. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 30, p. 69-84, 2021.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Prefácio. In: BORBA, Marcelo C.; ARAÚJO, Jussara L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

FAZENDA, Ivani C. A. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 1979.

FORNER, Régis. Modelagem Matemática e o Legado de Paulo Freire: relações que se estabelecem com o currículo. 2018. 200 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) –Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.

FORNER, Régis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 21, p. 57-70, jan./abr. 2019.

FORNER, Régis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Constituição da Práxis Docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, n. 67, p. 501–521, 2020.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 11. ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 1. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. ISBN 978-85-7753-217-9 (recurso eletrônico)

FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. 14ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 48 ed. Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. - Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar, Olho d’Água, 1993.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

MAGNUS, Maria Carolina Machado. Modelagem Matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2012.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Contribuições de Paulo Freire para uma compreensão do trabalho com a Modelagem na Formação Inicial de Professores de Matemática. Boletim GEPEM (Online), v. 64, p. 1, 2014.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Delineando convergências entre Investigação Temática e Modelagem Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5. 2012, Petrópolis, RJ. Anais [...] Petrópolis, 2012.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Interdisciplinaridade e Temas Geradores nas aulas de Matemática: a Modelagem como uma possibilidade. In: VALLE, J. C. A. do. Paulo Freire e Educação Matemática: há uma forma matemática de estar no mundo. São Paulo: Livraria da Física, 2023.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; FORNER, Régis; SOUZA, Lahis Braga. Formação de professores em Modelagem e a escola: que caminhos perseguir? Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 01–22, 2020.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; FORNER, Régis; SOUZA, Lahis Braga. Paulo Freire e Educação Matemática: inspirações e sinergias com a Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-22, 25 jun. 2021.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; SOUZA, Lahis Braga; FORNER, Régis A Práxis na Elaboração de Atividades de Modelagem. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2021, Online. Anais [...], 2021.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; SOUZA, Lahis Braga; FORNER, Régis. Modelagem Matemática e Paulo Freire: um olhar para as articulações nas pesquisas. Vidya, [s. l.], v. 43, n. 2, p. 133-149, 2023.

MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; SOUZA, Lahis Braga; FORNER, Régis. Olhares de docentes sobre as possibilidades da Modelagem nas aulas de Matemática. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 1-22, 2021.

MEYER, João Frederico da Costa Azevedo; CALDEIRA, Ademir Donizetti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em Educação Matemática. 3ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2013.

OSTI, Mariele de Freitas. Educação Matemática com a turma de jovens e adultos da Agrovila Campinas: um estudo com Modelagem Matemática. 2022. 170f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2022.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & Ciências sociais, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SETTI, Elenice Josefa Kolancko. VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Um olhar para a interdisciplinaridade presente nos trabalhos de Modelagem Matemática apresentados nas últimas seis edições da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). In: Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem, 3, 2016b. Londrina: Anais…Londrina: UTFPR, 2016.

SETTI, Elenice Josefa Kolancko; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Que interdisciplinaridade se verifica nos trabalhos de Modelagem Matemática? In: 173 Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 7, 2016a. Londrina: Anais. Londrina: SBEM, 2016.

SILVA, Jonson Ney Dias. Tecnologias Digitais na Educação Matemática de Jovens e Adultos: um olhar para o CIEJA/Campo Limpo. 2020. 216f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2020.

SOUZA, Lahis Braga. Modelagem Matemática: os olhares dos estudantes após o desenvolvimento de uma atividade. 2022. 216f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2022.

SOUZA, Micheli Silveira de. Empoderamento feminino e cartas pedagógicas: processos e aprendizagens de mulheres educadoras populares. 2022b. 176f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Erechim, RS, 2022b.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 277     PDF downloads: 239

Como Citar

SOUZA, Lahis Braga. Paulo Freire e Modelagem Matemática: uma compreensão das percepções dos licenciandos em Matemática: an understanding of the perceptions of Mathematics undergraduates . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id430. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/430. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas