Ser no e com o mundo: desvelando possibilidades para o ensino interdisciplinar da matemática
DOI:
10.37001/remat25269062v22id439Palavras-chave:
Educação Matemática; Paulo Freire; Ser no e com o Mundo; Dialogicidade.Resumo
Apresentamos, neste artigo, análises e compreensões de uma prática que emerge a partir dos conceitos do ser no e com o mundo de Paulo Freire. Essa prática foi orientada pela primeira autora e desenvolvida em uma turma do 5º ano de uma escola do oeste do Paraná, na qual também é docente. A atividade, intitulada “Giro de Notícias”, consistiu na discussão de notícias de modo articulado com as vivências cotidianas e regulares desses educandos, abarcando temas como as queimadas no Pantanal e o cenário da dengue na região Sudeste, rompendo com as metodologias já definidas previamente nos materiais didáticos. Logo, considerando a atuação multidisciplinar da professora-pesquisadora, a atividade, apoiada nos dizeres freirianos, assumiu um viés interdisciplinar, não apresentando objetivos matemáticos explícitos. Sendo assim, nesse texto nos dedicamos a desvelar algumas possibilidades futuras para um trabalho voltado especificamente para o ensino da Matemática, mediante a prática do “Giro de Notícias”. Portanto, o objetivo aqui é clarificar aos educadores, sejam eles matemáticos ou não, a importância de ações em sala de aula que fomentem uma Educação Matemática voltada para a liberdade, ampliando a visão de mundo dos estudantes e nutrindo a construção de seres (matemáticos) no e com o mundo.
Palavras-chave: Educação Matemática; Paulo Freire; Ser no e com o Mundo; Dialogicidade.
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