Ser no e com o mundo: desvelando possibilidades para o ensino interdisciplinar da matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id439

Palavras-chave:

Educação Matemática; Paulo Freire; Ser no e com o Mundo; Dialogicidade.

Resumo

Apresentamos, neste artigo, análises e compreensões de uma prática que emerge a partir dos conceitos do ser no e com o mundo de Paulo Freire. Essa prática foi orientada pela primeira autora e desenvolvida em uma turma do 5º ano de uma escola do oeste do Paraná, na qual também é docente. A atividade, intitulada “Giro de Notícias”, consistiu na discussão de notícias de modo articulado com as vivências cotidianas e regulares desses educandos, abarcando temas como as queimadas no Pantanal e o cenário da dengue na região Sudeste, rompendo com as metodologias já definidas previamente nos materiais didáticos. Logo, considerando a atuação multidisciplinar da professora-pesquisadora, a atividade, apoiada nos dizeres freirianos, assumiu um viés interdisciplinar, não apresentando objetivos matemáticos explícitos. Sendo assim, nesse texto nos dedicamos a desvelar algumas possibilidades futuras para um trabalho voltado especificamente para o ensino da Matemática, mediante a prática do “Giro de Notícias”. Portanto, o objetivo aqui é clarificar aos educadores, sejam eles matemáticos ou não, a importância de ações em sala de aula que fomentem uma Educação Matemática voltada para a liberdade, ampliando a visão de mundo dos estudantes e nutrindo a construção de seres (matemáticos) no e com o mundo.

Palavras-chave: Educação Matemática; Paulo Freire; Ser no e com o Mundo; Dialogicidade.

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Biografia do Autor

Adriéli Aline Duarte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Fernanda Marchiori Grave, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutoranda Doutoranda pelo Programa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

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Publicado

01-08-2024

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Como Citar

DUARTE, Adriéli Aline; GRAVE, Fernanda Marchiori; VERTUAN, Rodolfo Eduardo; BOSCARIOLI, Clodis. Ser no e com o mundo: desvelando possibilidades para o ensino interdisciplinar da matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id439. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/439. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas