Relato de uma experiência: contribuições freiriana para o estudo da matemática na classe especial
DOI:
10.37001/remat25269062v22id440Palavras-chave:
Educação matemática, Paulo Freire, Inclusão, Classe especialResumo
Este relato de experiência visa apresentar um trabalho da Matemática na classe especial de uma Escola Municipal em Foz do Iguaçu–PR, orientado por 2 (dois) aspectos relevantes da pedagogia freiriana. Ressalta-se que no planejamento docente a utilização de métodos de ensino mais dinâmicos é favorável para ser incorporados às classes especiais, haja vista que eles oportunizam estabelecer com as crianças, que tenham alguma deficiência, um processo que respeita a aprendizagem individual, frente a sua necessidade educacional, e possibilita no coletivo a socialização e produção de conhecimentos. Para tanto, apresenta-se uma discussão teórica que concebe a realidade do aprendente como ponto de partida para estudar Matemática, a partir do diálogo, e, com a prática reflexiva, propor ações inclusivas em sala que permitem notar a importância social que a matemática tem em nosso dia a dia.
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