Relato de uma experiência: contribuições freiriana para o estudo da matemática na classe especial

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id440

Palavras-chave:

Educação matemática, Paulo Freire, Inclusão, Classe especial

Resumo

Este relato de experiência visa apresentar um trabalho da Matemática na classe especial de uma Escola Municipal em Foz do Iguaçu–PR, orientado por 2 (dois) aspectos relevantes da pedagogia freiriana. Ressalta-se que no planejamento docente a utilização de métodos de ensino mais dinâmicos é favorável para ser incorporados às classes especiais, haja vista que eles oportunizam estabelecer com as crianças, que tenham alguma deficiência, um processo que respeita a aprendizagem individual, frente a sua necessidade educacional, e possibilita no coletivo a socialização e produção de conhecimentos. Para tanto, apresenta-se uma discussão teórica que concebe a realidade do aprendente como ponto de partida para estudar Matemática, a partir do diálogo, e, com a prática reflexiva, propor ações inclusivas em sala que permitem notar a importância social que a matemática tem em nosso dia a dia.

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Biografia do Autor

Silvana Duarte Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade União das Américas. Professora do Município de Foz do Iguaçu.

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

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Publicado

01-08-2024

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Como Citar

PEREIRA, Silvana Duarte; KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida. Relato de uma experiência: contribuições freiriana para o estudo da matemática na classe especial. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id440. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/440. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas