Por outra Educação Financeira: uma discussão sobre Raça, Educação Matemática e Currículo

a discussion about Race, Mathematics Education and Curriculum.

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id519

Palavras-chave:

Educação Financeira, Antirracismo, Educação Matemática, Currículo

Resumo

A partir de uma discussão sobre o conceito de Raça e Currículo no contexto da Educação Matemática, o presente artigo tem como objetivo propor uma educação financeira constituída sobre outros pilares. Para isso, tendo como ponto de partida a estrutura racial brasileira e considerando os atravessamentos neoliberais da educação financeira ensinada na escola, visibilizamos movimentos de auto-organização financeira negra realizados ao longo da história brasileira. Esses movimentos são ações políticas, conscientes ou não, de organização pessoal ou coletiva realizadas por pessoas negras que foram escravizadas ou que nasceram livres, tendo seus ascendentes escravizados. Entendemos que tal olhar é fundamental para a desconstrução das desigualdades sociais e cumprimento da Lei 10639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira. Portanto, as experiências que apresentamos aqui, narradas pelas vozes negras e também pela historiografia, não se constituem apenas como inspiradoras, mas como alicerce para uma educação financeira antirracista que se interessa pelos fazeres cotidianos, pelas necessidades reais da população brasileira e pelos projetos de vida de pessoas negras e periféricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tamires Torres da Purificação, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cleber Dias da Costa Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Matemática da carreira federal do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação da UFRJ e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ.

Downloads

Publicado

21-06-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 861     PDF downloads: 469

Como Citar

PURIFICAÇÃO, Tamires Torres da; COSTA NETO, Cleber Dias da. Por outra Educação Financeira: uma discussão sobre Raça, Educação Matemática e Currículo: a discussion about Race, Mathematics Education and Curriculum. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id519. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/519. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática