Pensamento Computacional no Ensino Básico: Insights da Conferência Internacional Comunicação Criativa de Ciências Matemáticas
DOI:
10.37001/remat25269062v21id523Resumo
Este é um relato de experiência sobre minha participação na Sexta Conferência Internacional sobre Comunicação Criativa de Ciências Matemáticas, realizada em Bergen, na Noruega, em abril de 2022. No evento, um pequeno grupo de pesquisadores em ciência da computação e áreas correlatas, professores, membros de ONGs e empresas envolvidas na promoção do pensamento computacional no ensino básico se reuniram para apresentar atividades desplugadas e dialogar sobre como levar os avanços da ciência da computação e áreas correlatas ao grande público e a crianças em idade escolar. As interações permitiram não apenas a experiência com novas atividades, mas também a reflexão sobre a implementação de atividades semelhantes nas escolas. Este relato tem por objetivos: fornecer uma amostra das motivações de alguns cientistas da computação em levar o pensamento computacional para as escolas; fazer uma analogia entre essas motivações e algumas daquelas que deram início ao movimento da matemática moderna; apresentar o ponto de vista de profissionais que trabalham junto a professores de escola básica na Noruega sobre a implementação do currículo proposto relativo ao pensamento computacional nas escolas; e reiterar o alerta dado por essas profissionais e pela história do movimento da matemática moderna para possíveis dificuldades em tal implementação.
Downloads
Métricas
Referências
AN, Pei; GELMI, Alessandro. An interactive adventure book for elementary school children. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
ARRIGHI, Emmanuel. Using the Micro Bit board to bring code into real life. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
BEDNARSKA, Malgorzata. Combinatorial games as reasoning training. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
BELL, Tim; ROSAMOND, Frances; CASEY, Nancy. Computer science unplugged and related projects in math and computer science popularization. The multivariate algorithmic revolution and beyond: Essays dedicated to Michael R. Fellows on the occasion of his 60th Birthday, p. 398-456, 2012.
BELMAR, Héctor. Review on the teaching of programming and computational thinking in the world. Frontiers in Computer Science, 4, p. 997222, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 15/2017. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC; CNE, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/78631-pcp015-17-pdf/file.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3MDvWYl.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 2/2022, aprovado em 17 de fevereiro de 2022 – Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2022a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=235511-pceb002-22&category_slug=fevereiro-2022-pdf&Itemid=30192
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. BNCC Computação - Complemento. 2022b. Disponível em: https://bit.ly/42ihWJy.
XXXX. The underlying structures of some games of no chance. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
D'AMBROSIO, Beatriz Silva. The modern mathematics reform movement in Brazil and its consequences for Brazilian mathematics education. Educational Studies in Mathematics, 22, n. 1, p. 69-85, 1991.
DE PAULA, Enio Freire; PAZUCH, Vinícius; MAZZI, Lucas Carato. Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática, 20, n. Edição Especial:, p. e023090, 09/28 2023.
ELOY, Adelmo; ALVES, Luiz; BLIKSTEIN, Paulo; DE DEUS LOPES, Roseli, 2024, Posicionando a BNCC Computação: uma comparação com documentos curriculares internacionais. SBC. 273-280.
FELLOWS, Michael; ROSAMOND, Frances. A challenge on trees: infinity and well-quasi-ordering of trees. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022A, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
FELLOWS, Michael; ROSAMOND, Frances. Sorting Network. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022b. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
HASESKI, Halil İbrahim; İLIC, Ulaş; TUĞTEKIN, Ufuk. Defining a new 21st century skill-computational thinking: concepts and trends. International Education Studies, 11, n. 4, p. 29-42, 2018.
HAZZAN, Ori; RAGONIS, Noa; LAPIDOT, Tami. Guide to teaching computer science: an activity-based approach. Cham: Springer, 2020.
LODI, Michael; MARTINI, Simone. Computational thinking, between Papert and Wing. Science & Education, 30, n. 4, p. 883-908, 2021.
LÖFFLER, Maarten. The algorithm experience. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
NIEMELÄ, Pia; PEARS, Arnold; DAGIENĖ, Valentina; LAANPERE, Mart. Computational thinking – Forces shaping curriculum and policy in Finland, Sweden and the Baltic countries. In: Passey, D.;Leahy, D., et al (Ed.). Digital Transformation of Education and Learning - Past, Present and Future. Cham: Springer International Publishing, 2022. v. 642, p. 131-143.
PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.
PEREKIETKA, Paweł; REN, Michael. An Enigma machine. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
SANTOS, Ana Cláudia Guimarães; DO NASCIMENTO, Isabelle Melo; OLIVEIRA, Wilk, 2023, evento online. Da BNCC à BNCC Computação: histórico, afinidades e desafios na implementação de um currículo único. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. 52-53. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/educomp_estendido/article/view/24156. Acesso em: 29/05/2024.
SCHRIJVERS, Eljakim. Computational thinking in the classroom using Bebras. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
SHUTE, Valerie J.; SUN, Chen; ASBELL-CLARKE, Jodi. Demystifying computational thinking. Educational Research Review, 22, p. 142-158, 2017/11/01/ 2017.
SKOSS, Matt. Making Sorting Networks and Maths Mats. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
SKOSS, Matt. Panda Squares and reverse engineering. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
STAUB, Jacqueline. The human-robot-workshop. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
STEPHENSON, Brett; VÅGSET, Erlend Raa; LANGEDAL, Kenneth. Playground Placement and Adoption Bureau for Cats. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
SUARSANA, I. Made; HERMAN, Tatang; NURLAELAH, Elah; IRIANTO et al. Computational thinking in mathematics education across five nations. Indonesian Journal of Educational Research and Review, 7, n. 1, p. 26-35, 04/27 2024.
VAN MONTFORT, Joek. Turtlestitch. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
WILD, Sebastian. Demystifying neural networks for high school children. In: 6TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON CREATIVE MATHEMATICAL SCIENCES COMMUNICATION, 2022, Bergen, Noruega. 20 de abril de 2022. Resumos publicados online. Disponível em: https://cmsc-uib.org/speakers-and-attendees/
WING, Jeanette. Research notebook: Computational thinking—what and why. The link magazine, 6, p. 20-23, 2011.
WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, 49, n. 3, p. 33-35, 03// 2006.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 182 PDF downloads: 105
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.