Educação Matemática e Literacia: discussões sobre uma Literacia Financeira

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id526

Palavras-chave:

Educação Matemática; Literacia; Educação Financeira.

Resumo

Este artigo é um recorte da tese de doutorado referente a Educação Financeira voltada aos anos finais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo oferecer uma análise teórica com reflexões sobre o conceito de literacia, a partir dos estudos sobre: a literacia financeira e a etnomatemática, considerando as diferentes práticas sociais e culturais, fundamentada em três pontos: literacia, materacia e tecnoracia; a importância da numeracia na sociedade contemporânea, destacando a necessidade de desenvolver habilidades quantitativas para lidar com dados e informações do mundo real; a Educação Matemática Crítica como uma forma de promover a participação ativa dos estudantes no processo educacional, estimulando o pensamento crítico sobre questões econômicas, destacando aspectos relacionados a matemacia e a alfabetização matemática, que envolvem o domínio de conceitos matemáticos, a aplicação da Matemática em contextos sociais e políticos, e a reflexão crítica sobre seu uso. Como resultado, explora-se como esses estudos podem contribuir para a implementação da Educação Financeira nas escolas. Propõe-se uma abordagem baseada na literacia financeira e em pilares para seu desenvolvimento na Educação Matemática, enfatizando abordagens práticas e contextualizadas. Isso inclui a resolução de problemas com base em situações semirreais ou reais que promovam o uso de práticas provenientes de diferentes culturas, abordando uma variedade de assuntos financeiros essenciais para a formação de cidadãos capazes de tomar decisões informadas sobre esse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Rodrigues Dias, Universidade Luterana do Brasil

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Clarissa de Assis Olgin, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Referências

BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2010a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 12 out. 2022.

BRASIL. Brasil: implementando a estratégia nacional de educação financeira. Brasília, DF: ENEF, 2010b. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-matematica. Acesso em: 15 out. 2022.

BRASIL. Decreto nº 10.393, de 09 de julho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm#art10. Acesso em: 12 out. 2022.

D’AMBRÓSIO, U. Literacy, matheracy, and technoracy: a trivium for today. Mathematical Thinking and Learning, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 131-153, 1999.

D’AMBRÓSIO, U. General remarks on ethnomathematics. ZDM – Mathematics Education, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 67-69, 2001.

D’AMBRÓSIO, U. A relevância do projeto Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF – como critério de avaliação da qualidade do ensino de matemática. In: FONSECA, M. C. F. R. (org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global, 2004. p. 31-46.

D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TgJbqssD83ytTNyxnPGBTcw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2023.

D’AMBRÓSIO, U. Educação numa era de transição. Revista Matemática & Ciência, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 8-18, 2008.

DIAS, C. R. Literacia Financeira: possibilidades didáticas com um ambiente digital de aprendizagem para os anos finais do ensino fundamental. 2023. 178f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil. ULBRA, Canoas-RS. 2023. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/search/search. Acesso em: 07, mar. 2024.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). Recommendation on principles and good practices for financial education and awareness. Paris: OECD Publishing, 2005. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financialeducation/35108560.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2023.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OCDE). Financial education for youth: the role of schools. Paris: OECD Publishing, 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1787/9789264174825>. Acesso em: 27 Sept. 2023.

REMUND, D. Financial literacy explicated: the case for a clearer definition in an increasingly complex economy. Journal of Consumer Affairs, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 276-295, 2010.

SILVA, A. M. da; POWELL, A. B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS, 11., 2013, Curitiba, Anais [...]. Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. p. 1-17. Disponível em: https://docplayer.com.br/5940248-Um-programa-de-educacao-financeira-para-a-matematica-escolar-da-educacao-basica.html. Acesso em: 20 dez. 2022.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, O. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.

SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus, 2008.

STEEN, L. A. (ed.). Mathematics and democracy: the case for quantitative literacy. Princeton: The Woodrow Wilson National Fellowship Foundation, 2001.

TAVARES, F. O.; ALMEIDA, L. G. A Literacia Financeira: Uma Revisão de Literatura, Percursos & Ideias, [S. l.], v. 11, p. 73-88, 2021. https://percursoseideias.iscet.pt/index.php/pi_2021_n11_0007/. Acesso em: 13 de fev. 2023.

Downloads

Publicado

21-06-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 283     PDF downloads: 162

Como Citar

RODRIGUES DIAS, Carolina; OLGIN, Clarissa de Assis. Educação Matemática e Literacia: discussões sobre uma Literacia Financeira. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id526. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/526. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática