Educação Matemática e Literacia: discussões sobre uma Literacia Financeira
DOI:
10.37001/remat25269062v21id526Palavras-chave:
Educação Matemática; Literacia; Educação Financeira.Resumo
Este artigo é um recorte da tese de doutorado referente a Educação Financeira voltada aos anos finais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo oferecer uma análise teórica com reflexões sobre o conceito de literacia, a partir dos estudos sobre: a literacia financeira e a etnomatemática, considerando as diferentes práticas sociais e culturais, fundamentada em três pontos: literacia, materacia e tecnoracia; a importância da numeracia na sociedade contemporânea, destacando a necessidade de desenvolver habilidades quantitativas para lidar com dados e informações do mundo real; a Educação Matemática Crítica como uma forma de promover a participação ativa dos estudantes no processo educacional, estimulando o pensamento crítico sobre questões econômicas, destacando aspectos relacionados a matemacia e a alfabetização matemática, que envolvem o domínio de conceitos matemáticos, a aplicação da Matemática em contextos sociais e políticos, e a reflexão crítica sobre seu uso. Como resultado, explora-se como esses estudos podem contribuir para a implementação da Educação Financeira nas escolas. Propõe-se uma abordagem baseada na literacia financeira e em pilares para seu desenvolvimento na Educação Matemática, enfatizando abordagens práticas e contextualizadas. Isso inclui a resolução de problemas com base em situações semirreais ou reais que promovam o uso de práticas provenientes de diferentes culturas, abordando uma variedade de assuntos financeiros essenciais para a formação de cidadãos capazes de tomar decisões informadas sobre esse tema.
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