Relatando a experiência de uma oficina sobre quadriláteros
Keywords:
Geometria, Quadriláteros, OficinaAbstract
Este texto visa descrever e apresentar os resultados de uma oficina sobre os quadriláteros e suas propriedades, realizada com uma turma de calouros do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior da Bahia, como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Nosso objetivo, ao desenvolver essa atividade, foi trabalhar com as dificuldades apresentadas no questionário, aplicado anteriormente como parte integrante do TCC. Os quadriláteros são, possivelmente, o conteúdo mais conhecido dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, mas, ainda assim, os alunos apresentam dificuldades nesse conteúdo. Durante a aplicação de um dos instrumentos de coleta de dados do TCC, muitos alunos comentaram que não se lembravam do conteúdo ou que não o havia estudado na Educação Básica. Esses comentários motivaram-nos a ofertar uma oficina sobre este conteúdo a estes alunos.
Downloads
References
BARBOSA, João Lucas Marques. Geometria Euclidiana Plana. 1.ed. SBM, 1994.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos – Campinas, SP: Autores Associados, 2006 – Coleção formação de professores.
LEIVAS, José Carlos Pinto. Geometria com tecnologia na formação inicial e continuada do professor de matemática. In: Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Editora IPR, Santa Cruz do Sul, 2012.
LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista
- Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBM, ano 3, nº. 4, p. 3-13, 1°sem. 1995.
LORENZATO, Sérgio. Como aprendemos e ensinamos geometria. In: LORENZATO, S. Aprender e ensinar geometria. Campinas. SP: Mercado das Letras, 2015. Série Educação Matemática.
MENEZES, Luís. M; et al.. In. Martinho, M. H., et al. (Eds.) Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: APM., (2014). pp. 243–26.
RÊGO, Rogéria G. do; RÊGO, Rômulo. M. do; VIEIRA, Kleber. M. Laboratório de ensino de Geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 – Coleção formação de professores.
REZENDE, Eliane Quelho Frota; QUEIROZ, Maria Lúcia Bontorim. Geometria euclidiana plana e construções geométricas. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2000.
TINOCO, Lucia. A. de A. Geometria Euclidiana: resolução de problemas. 2.ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, Projeto Fundão, 2011.
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 143
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.