Estudo exploratório sobre a produção de vídeo com Resolução de Problemase do papel da Educação Matemática Crítica

Authors

DOI:

10.37001/remat25269062v23id530

Keywords:

Video, Problem Solving, Digital Technologie, Methodology, Mathematics

Abstract

This article presents an exploratory study on the activity of video production through the teaching-learning-evaluation methodology of Mathematics, through Problem Solving (PS), taking into account the precepts of Critical Mathematics Education (CME). The study was carried out through a pedagogical intervention with students in the 1st grader of Novo Ensino Médio at the Colégio Estadual de Cascavel, municipality of Ibicoara/BA, based on dialogues between the bibliographical references available on the subject, with a view to answering to the question research: how does the video production activity fit into the Problem Solving methodology and what are the approaches to Critical Mathematics Education? To this end, the objective was to interpret the video production activity developed based on the teaching-learning-assessment methodology in Mathematics, through PS, and in the light of CME. To analyze and process the data, content analysis was used, through which four categories of analysis emerged: (1) video production in the teaching-learning-evaluation methodology in Mathematics through PS; (2) the video as a response to the generating problem; (3) the role of Critical Mathematics Education in video production; and (4) digital natives and digital technologies. The results indicate that the aforementioned methodology provides theoretical and practical support and favors the activity of video production in Mathematics classes, in addition to being a counterpoint to the exercise paradigm and the power language of Mathematics.

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Author Biographies

Renan Pereira Santos, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado da Bahia.

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Southwest Bahia State University

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1988), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCLPAA (1990), e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2008), em 2010 realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro; em 2016 realizou estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Lecionou em instituições de ensino fundamental, médio e superior. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor", e atualmente é professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalha nos cursos de Matemática, Pedagogia e orienta dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Foi membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia, SBEM/Ba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação a Distância; atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, História do Ensino da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores

Irani Parolin Sant'Ana, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França, no período de Outubro/2015 a Setembro/2016 por meio de uma bolsa modalidade sanduíche financiada pela CAPES, sob a supervisão do professor Dr. Jean-Claude Regnier. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2004) e em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2007). Possui Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática - Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCC (1989). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Bahia, SBEM/Ba gestão 2019/2022. Foi vice-coordenadora do curso de pósgraduação lato sensu "Ensino de Ciências Matemática e suas Tecnologias" no período de 2019/2022. Nos últimos anos tem coordenado projetos de Extensão. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM. Editora da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor". Atuou como professora do ensino básico, atua na formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, com ênfase na formação de professores, ensino e aprendizagem e história do ensino da matemática.

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Published

2024-11-16

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How to Cite

SANTOS, Renan Pereira; SANT’ANA, Claudinei de Camargo; SANT’ANA, Irani Parolin. Estudo exploratório sobre a produção de vídeo com Resolução de Problemase do papel da Educação Matemática Crítica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 23, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v23id530. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/530. Acesso em: 30 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos