Estudo exploratório sobre a produção de vídeo com Resolução de Problemase do papel da Educação Matemática Crítica

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v23id530

Palavras-chave:

Vídeo, Resolução de Problemas, Tecnologias Digitais, Metodologia, Matemática

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre a atividade de produção de vídeo por meio da metodologia ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática, através da Resolução de Problemas (RP), levando em consideração os preceitos da Educação Matemática Crítica (EMC). O estudo foi executado por meio de uma intervenção pedagógica com estudantes do 1º ano do Novo Ensino Médio do Colégio Estadual de Cascavel, município de Ibicoara/BA, a partir de diálogos entre as referências bibliográficas disponíveis sobre a temática, com vistas a responder à pergunta de pesquisa: como a atividade de produção de vídeo se insere na metodologia de Resolução de Problemas e quais as aproximações com a Educação Matemática Crítica? Para tal, o objetivo foi o de interpretar a atividade de produção de vídeo desenvolvida a partir da metodologia ensino-aprendizagem-avaliação em Matemática, através da RP, e à luz da EMC. Para análise e tratamento dos dados, lançou-se mão da análise de conteúdo, por meio da qual emergiram quatro categorias de análise: (1) a produção de vídeo na metodologia ensino-aprendizagem-avaliação em Matemática através da RP; (2) o vídeo como resposta ao problema gerador; (3) o papel da Educação Matemática Crítica na produção de vídeo; e (4) nativos digitais e as tecnologias digitais. Os resultados indicam que a metodologia supracitada dá sustentação teórica e prática e favorece a atividade de produção de vídeo em aulas de Matemática, além de ser contraponto ao paradigma do exercício e à linguagem de poder da Matemática.

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Biografia do Autor

Renan Pereira Santos, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado da Bahia.

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Southwest Bahia State University

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1988), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCLPAA (1990), e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2008), em 2010 realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro; em 2016 realizou estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Lecionou em instituições de ensino fundamental, médio e superior. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor", e atualmente é professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalha nos cursos de Matemática, Pedagogia e orienta dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Foi membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia, SBEM/Ba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação a Distância; atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, História do Ensino da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores

Irani Parolin Sant'Ana, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França, no período de Outubro/2015 a Setembro/2016 por meio de uma bolsa modalidade sanduíche financiada pela CAPES, sob a supervisão do professor Dr. Jean-Claude Regnier. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2004) e em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2007). Possui Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática - Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCC (1989). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Bahia, SBEM/Ba gestão 2019/2022. Foi vice-coordenadora do curso de pósgraduação lato sensu "Ensino de Ciências Matemática e suas Tecnologias" no período de 2019/2022. Nos últimos anos tem coordenado projetos de Extensão. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM. Editora da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor". Atuou como professora do ensino básico, atua na formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, com ênfase na formação de professores, ensino e aprendizagem e história do ensino da matemática.

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Publicado

16-11-2024

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Como Citar

SANTOS, Renan Pereira; SANT’ANA, Claudinei de Camargo; SANT’ANA, Irani Parolin. Estudo exploratório sobre a produção de vídeo com Resolução de Problemase do papel da Educação Matemática Crítica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 23, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v23id530. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/530. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos