Estudo exploratório sobre a produção de vídeo com Resolução de Problemase do papel da Educação Matemática Crítica

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v23id530

Palabras clave:

Video, Resolución de Problemas, Tecnologias Digitales, Matodologías, Matemáticas

Resumen

Este artículo presenta un estudio exploratorio sobre la actividad de producción de videos a través de la metodología de enseñanza-aprendizaje-evaluación de la Matemática, a través de la Resolución de Problemas (PR), teniendo en cuenta los preceptos de la Educación Matemática Crítica (CME). El estudio se realizó a través de una intervención pedagógica con estudiantes del 1º año de la Enseñanza Media Nueva del Colegio Estadual de Cascavel, municipio de Ibicoara/BA, a partir de diálogos entre las referencias bibliográficas disponibles sobre el tema, con el objetivo de responder a las preguntas Pregunta de investigación: ¿cómo encaja la actividad de producción de videos en la metodología de Resolución de Problemas y cuáles son los enfoques para la Educación en Matemática Crítica? Para ello, el objetivo fue interpretar la actividad de producción de videos desarrollada con base en la metodología de enseñanza-aprendizaje-evaluación en Matemáticas, a través de las relaciones públicas y a la luz de la EMC. Para analizar y procesar los datos se utilizó el análisis de contenido, a través del cual surgieron cuatro categorías de análisis: (1) producción de videos en la metodología de enseñanza-aprendizaje-evaluación en Matemática a través de las RRPP; (2) el vídeo como respuesta al problema generador; (3) el papel de la Educación en Matemática Crítica en la producción de videos; y (4) nativos digitales y tecnologías digitales. Los resultados indican que la metodología mencionada brinda soporte teórico y práctico y favorece la actividad de producción de videos en las clases de Matemática, además de ser un contrapunto al paradigma del ejercicio y al lenguaje de poder de la Matemática.

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Biografía del autor/a

Renan Pereira Santos, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professor efetivo da rede estadual de ensino do estado da Bahia.

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-Campinas (1988), em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, FCLPAA (1990), e especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2008), em 2010 realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro; em 2016 realizou estágio de pós-doutoramento na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Lecionou em instituições de ensino fundamental, médio e superior. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor", e atualmente é professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, trabalha nos cursos de Matemática, Pedagogia e orienta dissertações de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Foi membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática na Bahia, SBEM/Ba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Educação a Distância; atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem da Matemática, História do Ensino da Matemática, Tecnologia Informática e Formação de Professores

Irani Parolin Sant'Ana, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França, no período de Outubro/2015 a Setembro/2016 por meio de uma bolsa modalidade sanduíche financiada pela CAPES, sob a supervisão do professor Dr. Jean-Claude Regnier. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2004) e em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2007). Possui Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática - Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCC (1989). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Educação Matemática da Bahia, SBEM/Ba gestão 2019/2022. Foi vice-coordenadora do curso de pósgraduação lato sensu "Ensino de Ciências Matemática e suas Tecnologias" no período de 2019/2022. Nos últimos anos tem coordenado projetos de Extensão. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM. Editora da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor". Atuou como professora do ensino básico, atua na formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, com ênfase na formação de professores, ensino e aprendizagem e história do ensino da matemática.

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Publicado

2024-11-16

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Cómo citar

SANTOS, Renan Pereira; SANT’ANA, Claudinei de Camargo; SANT’ANA, Irani Parolin. Estudo exploratório sobre a produção de vídeo com Resolução de Problemase do papel da Educação Matemática Crítica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 23, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v23id530. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/530. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos