El estudio del cálculo del área de figuras planas basado en una estrategia de resolución de problemas matemáticos

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v19id660

Palabras clave:

Aprendizaje basado en problemas, Área de figuras planas, Estrategias de resolución de problemas

Resumen

El estudio que aquí se presenta es el resultado de una investigación de maestría vinculada al Programa de Posgrado en Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas (PPGECIM / UFAL) con el objetivo de analizar, en el contexto de las clases de Matemática en la Educación Primaria, la posibilidad de desarrollar prácticas de aprendizaje de problemas. -áreas de figuras planas basadas en. Se trata de una investigación cualitativa que adoptó la investigación de intervención como método, y 19 estudiantes de una escuela privada ubicada en el interior de Alagoas participaron en este estudio. Como dispositivos de recopilación de datos utilizamos la observación participante, las actividades de resolución de problemas y las entrevistas. Los resultados revelaron que los sujetos, al reflexionar sobre sus prácticas y resoluciones, vislumbraron la posibilidad de transformarlas a partir de los aportes teórico-metodológicos del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP), configurándose como posibilidades y formas de aprendizaje sobre el área de aprendizaje. cifras, por la interacción y colaboración de los sujetos involucrados en este estudio.

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Biografía del autor/a

Joenneyres Raio de Souza Amancio, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), e Bacharelado em Direito pela Faculdade Cesmac do Sertão (CESMAC). Atualmente é tutor presencial da Faculdade Araguaia, tem experiência como professor de Matemática do Colégio Imaculada Conceição (CIC), Colégio Cenecista Santana (CCS) e Professor de Matemática Aplicada no PRONATEC/MULHERES MIL no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), atuando no Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Monitor do Programa Mais Educação da Escola Municipal de Educação Básica Ismael Fernandes de Oliveira, Escola Municipal de Educação Básica Senhora Santana e Escola Municipal de Educação Básica Maria Ferreira da Melo. Tem experiência na área do Programa Mais Educação nas oficinas de Matemática, Letramento, Direitos Humanos, Pintura, Esporte na escola e Mídias e Vídeos. Estagiário voluntário da Defensoria Publica do Estado de Alagoas. 

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutor em Educação (UFS). Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

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Publicado

2022-01-01

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Cómo citar

SOUZA AMANCIO, Joenneyres Raio de; OLIVEIRA, Carloney Alves de. El estudio del cálculo del área de figuras planas basado en una estrategia de resolución de problemas matemáticos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 19, n.º 01, p. e022012, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id660. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/76. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos