Análise do conhecimento de professores recém-formados sobre o ensino de matemática via resolução de problemas
DOI:
10.37001/remat25269062v17id232Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Resolução de Problemas, Professor de Matemática, Recém-formadoResumo
O artigo tem como objetivo analisar o conhecimento de professores recém-formados de cursos de Licenciatura em Matemática sobre o ensino de Matemática via resolução de problemas. Os participantes foram 10 professores recém-formados de três universidades públicas do estado do Paraná, os quais responderam a um questionário online. Os resultados mostraram que, de forma geral, os participantes possuem conhecimentos adequados sobre o que é resolver um problema e para identificar um trabalho que não corresponde ao ensino via resolução de problemas. No entanto, apenas quatro participantes souberam descrever o que seria um ensino via resolução de problemas. Além disso, os resultados mostraram que apenas 43% (n=7) deles conseguiram apontar a totalidade de ações necessárias ao encaminhamento desse ensino em sala de aula. Concluímos que o conhecimento sobre o ensino via resolução de problemas da maioria desses professores recém-formados ainda precisa ser desenvolvido.
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