O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores
DOI:
10.37001/remat25269062v17id255Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Licenciatura em Matemática, Resolução de problemasResumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar a compreensão de licenciandos sobre o ensino de Matemática via resolução de problemas. Os sujeitos foram 18 estudantes do quarto ano, inseridos no contexto de uma disciplina do curso em que se tratou, em oito horas-aulas, de uma formação voltada a construir ações para ensinar Matemática via resolução de problemas. Para a coleta de dados, utilizamos os registros de suas atividades práticas e um questionário final. Como procedimentos metodológicos, utilizamos o software IraMuTeQ para gerar uma análise de similitude, o que nos possibilitou analisar qualitativamente as perguntas abertas, pelos grafos elaborados, em que mostra as ligações existentes entre as falas dos sujeitos. Os dados mostraram que os licenciandos tem conhecimentos gerais sobre a resolução de problemas. Quanto a atividade prática, a análise sobre a compreensão final dos estudantes mostrou que a possibilidade de inserir um conteúdo matemático e as ações de ensino na abordagem via resolução de problemas, em específico a ação de escolha do problema, configuraram-se novos a eles. Finalizando, pode-se inferir que foi possível desenvolver e ampliar a compreensão dos futuros professores para ensinar Matemática via resolução de problemas, visto que as nove duplas tiveram uma média aritmética de 75 % de acertos ao proporem uma organização desse ensino.
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