A leitura e a escrita como prática pedagógica em aulas de matemática: uma experiência de produção de textos
DOI:
10.37001/remat25269062v19id677Palavras-chave:
Matemática, Produção textual, AprendizagemResumo
O presente artigo apresentado é um recorte de uma prática pedagógica, desenvolvida sobre a produção de textos nas aulas de matemática e sua importância de ser trabalhada. Por meio de uma pesquisa ação desenvolvida no Programa Residência Pedagógica-PRP, em uma escola de educação básica localizada no agreste de Pernambuco, em uma turma de 4° ano, tendo como objetivo geral desenvolver a leitura e a escrita por meio de produções de textos nas aulas de matemática. Buscamos alguns autores para dialogar com a pesquisa como Santos (200); D’ Ambrosio (1997); Machado (2011); Saviani (1984), além de documentos norteadores como a BNCC e os PCN de matemática. Mediante os resultados obtidos a partir das intervenções com foco nas produções textuais, notamos que o trabalho com textos nas aulas de matemática pode ser uma prática promissora e produtiva, que auxilia na aprendizagem do aluno, na interpretação, compreensão, escrita, leitura e raciocínio.
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