Concepção Antropológica de Paulo Freire e Colonialidade do Saber na (Educação) Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id411

Palavras-chave:

concepção antropológica freiriana, colonialidade do saber, pedagogia freiriana, pedagogia decolonial, formação de educadores(as)

Resumo

O presente artigo se propõe a problematizar o processo de ensino e de aprendizagem da matemática com base na concepção antropológica de Paulo Freire, cuja fundamentação configura os contornos de sua pedagogia. Partindo do pressuposto de que tal concepção preconiza uma formação integral, crítica e reflexiva de educadores(as), acreditamos que suas práticas pedagógicas possam fomentar uma aquisição de aprendizagens significativas. Nesta perspectiva de criticidade, apresentamos os fundamentos de colonialidade do saber na matemática e na educação matemática, de modo que os(as) educadores(as) possam superar as amarras e os condicionamentos históricos aos quais são apresentados, por meio de um currículo escolar conteudista, eurocêntrico e, em muitos casos, desprovido de sentido para os(as) educandos(as). Neste contexto, a possibilidade de reinventarmos o mundo, em direção ao processo de humanização na formação de educadores(as), remete à dimensão da ética como valor fundante da/na pedagogia freiriana. Uma ética que dialogue com as necessidades formativas, com os desejos, com as dificuldades e com a esperança de uma formação integral de educadores(as) molhada de humanidade, de rigorosidade e de coerência teórico-prática, na busca progressiva da práxis no ofício dos(as) educadores(as).

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Biografia do Autor

Luciana Miyuki Sado Utsumi, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Professora da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). 

Zaqueu Vieira Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publicado

01-08-2024

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Como Citar

UTSUMI, Luciana Miyuki Sado; OLIVEIRA, Zaqueu Vieira. Concepção Antropológica de Paulo Freire e Colonialidade do Saber na (Educação) Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id411. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/411. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas