Educação Matemática e Desenvolvimento Sustentável: ideias para acelerar o fim do mundo?

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id516

Resumo

O presente artigo problematiza os modos como a educação matemática, como campo de investigações, vem atuando na construção e implantação de currículos orientados pelo e para o desenvolvimento sustentável. Isso ilustrará os modos como o campo vem tornando-se parte deste movimento global. Além disso, também serão postos a expiação o que vem sendo entendido por desenvolvimento sustentável. Os anais da quadragésima sexta reunião do Psychology of Mathematics Education serão os objetos aqui analisados. As teorizações utilizadas no processo analítico tomam a noção de problematização foucaultiana. As conclusões caminham para um exercício de indagação diante da pouco presente problematização da noção de desenvolvimento sustentável frente aos fatídicos problemas da humanidade, movimento que se observa, também, nos modos como a educação matemática vem se envolvendo nesta chamada hodierna.

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Biografia do Autor

Vanessa Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do SUL (UFMS).

Daniele Costa Silva , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

21-06-2024

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Como Citar

NETO, Vanessa; COSTA SILVA , Daniele. Educação Matemática e Desenvolvimento Sustentável: ideias para acelerar o fim do mundo?. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id516. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/516. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática