Educação Matemática e Desenvolvimento Sustentável: ideias para acelerar o fim do mundo?
DOI:
10.37001/remat25269062v21id516Resumo
O presente artigo problematiza os modos como a educação matemática, como campo de investigações, vem atuando na construção e implantação de currículos orientados pelo e para o desenvolvimento sustentável. Isso ilustrará os modos como o campo vem tornando-se parte deste movimento global. Além disso, também serão postos a expiação o que vem sendo entendido por desenvolvimento sustentável. Os anais da quadragésima sexta reunião do Psychology of Mathematics Education serão os objetos aqui analisados. As teorizações utilizadas no processo analítico tomam a noção de problematização foucaultiana. As conclusões caminham para um exercício de indagação diante da pouco presente problematização da noção de desenvolvimento sustentável frente aos fatídicos problemas da humanidade, movimento que se observa, também, nos modos como a educação matemática vem se envolvendo nesta chamada hodierna.
Downloads
Métricas
Referências
ALSHWAIKH, Jehad. The racial role of mathematicians and mathematics in maintaining the Israeli military occupation. Educational studies in mathematics, 2023. https://doi.org/10.1007/s10649-023-10255-8
BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEGRAMA, 2023.
DIAZ, Jennife. The paradox of making in/equality: A cultural history of reforming math for all. New York: Routledge, 2017.
FERREIRA, Mariana Kawall Leal. Quando 1 = 1 ≠ 2: práticas matemáticas no Parque Indígena do Xingu. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), [S. l.], v. 3, n. 3, p. 30–46, 1993. DOI: 10.11606/issn.2316-9133.v3i3p30-46 .
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975 – 1976). São Paulo: Martins Fontes. 2000.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia Das Letras. 2019.
KROEF, Ada Beatriz Gallicchio. Interceptando currículos: produzindo novas subjetividades. Educação & Realidade. 26 (1), 2001. https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41317
HUI-CHUAN, Li; TSUNG-LUNG, Tsai. Education for sustainable development in mathematics education: what could it look like?, International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 2021 https://doi.org/10.1080/0020739X.2021.1941361
M. DA SILVA, C. et al. The COVID-19 pandemic: Living in the anthropocene. Revista Virtual de Química, v. 12, n. 4, p. 901–912, 2020. http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20200081
NETO, Vanessa; BATISTA, Rodrigo. Problematizando a Agenda da Educação 2030: Relatório da UNESCO, Relações de Gênero, Educação STEM e Direitos Humanos. Revista de educação matemática, v. 17, p. e020057, 2020. http://doi.org/10.37001/remat25269062v17id466
NETO, Vanessa.; GUIDA, Angela. Citizenship notions in mathematics textbooks to countryside primary school in Brazil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1–20, 2021. https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12357
PARAISO, Marlucy. Currículo e relações de gênero: entre o que se ensina e o que se pode aprender. Revista Linhas, v. 17, n. 33, p. 206–237, 2016.
POPKEWITZ, Thomas. The Alchemy of the Mathematics Curriculum: Inscriptions and the Fabrication of the Child. American Educational Research Journal, USA, v. 41, n. 1, p. 3- 34, 2004.
RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
RENERT, Moshe. Mathematics for life: Sustainable mathematics education. For the Learning of Mathematics, 31(1), 20–26, 2021.
ROUSSEAU, Christine. Editorial. Newsletter International Mathematical Union, IMU-Net 47, 2021.
VALERO, Paola. Mathematics for all, economic growth, and the making of the citizen-worker. Em: A Political Sociology of Educational Knowledge. [s.l.] Routledge, 2017. p. 117–132.
VALERO, Paola. Human Capitals: School Mathematics and the Making of the Homus Oeconomicus. Journal of Urban Mathematics Education, vol. 11, n. 1&2, 2018.
WALLACE, Rob. Pandemia e agronegócio: doenças infecciosas, capitalismo e ciência. São Paulo: Elefante, 2020
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 227 PDF downloads: 137
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.