Etnomatemática no Brasil e na Europa: um diálogo

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id600

Palavras-chave:

Etnomatemática, Diálogo, Educação, Brasil, Europa

Resumo

Por ocasião desta edição especial da REMat dedicada à etnomatemática em seus vínculos com a “perspectiva decolonial e os movimentos de resistência”, a etnomatemática e educadora brasileira Maria Cecilia Fantinato e o etnomatemático francês Éric Vandendriessche buscaram contribuir para este dossiê com um diálogo sobre o tema da etnomatemática. A discussão transcrita neste artigo aborda assim, por sua vez, algumas questões relativas ao desenvolvimento desse jovem campo interdisciplinar em diferentes contextos. Inicialmente, os dois pesquisadores reconstituem as circunstâncias de sua primeira colaboração. A discussão então se volta para o desenvolvimento da etnomatemática no Brasil e na Europa, bem como para as relações desse campo de pesquisa com a antropologia, a epistemologia e a educação. Por fim,  os dois etnomatemáticos  se questionam sobre os desafios atuais para a etnomatemática como área de pesquisa internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eric Vandendriessche, Centre national de la recherche scientifique (CNRS) et Université de Paris

Docteur en épistémologie et histoire des sciences par l´Université Paris Diderot. Chargé de recherche au Centre national de la recherche scientifique (CNRS) Membre du laboratoire SPHERE (UMR 7219, CNRS & Université Paris Diderot).

Maria Cecilia Fantinato, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ALANGUI, Wilfredo V. Stone Walls and Water Flows: Interrogating Mathematics and Cultural Practice. Auckland: The University of Auckland, 2010.

ASCHER, Marcia. Ethnomathematics: A multicultural view of mathematical ideas. Pacific Grove, California: Brooks and Cole Publishing Company, 1991.

ASCHER, Marcia. Mathématiques d’ailleurs : nombres, formes et jeux dans les sociétés traditionnelles. Paris: Editions du Seuil, 1998 (Traduction par Karine Chemla et Serge Pahaut de Ethnomathematics: A multicultural view of mathematical ideas).

ASCHER, Marcia; D’AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics: a Dialogue. For the Learning of Mathematics, 14(2), p. 36-43, 1994.

BERNALES, Martha; POWELL, Arthur B. Decolonizing Ethnomathematics. Ensino Em-Revista v. 25, n.3, p. 565-587, set/dez 2018.

BULF, Caroline. Le rôle de la symétrie dans la nature du travail géométrique des tailleurs de pierre et ébénistes. Annales de sciences cognitives, 15, p. 117-139, 2010.

CAMPOS, Marcio D´Olne. Etnociência ou Etnografia de Saberes, Técnicas e Práticas? Anais do I Seminário de Etnobiologia e de Etnoecologia do Sudeste. Rio Claro, 2001.

CARRAHER, Terezinha, CARRAHER, David; SCHLIEMANN, Annalúcia. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1989.

CASTELA, Corine, & ELGUERO, Cecilia. Praxéologie et institution, concepts clés pour l’anthropologie épistémologique et la socioépistémologie. Recherches En Didactique Des Mathématiques, 33(2), p. 123–162, 2013.

CHEMILLIER, Marc. Les Mathématiques naturelles. Paris: Odile Jacob, 2007.

CHEMLA, Karine (Ed.). The History of Mathematical Proof in Ancient Traditions. Cambridge: Cambridge University Press, 2012

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. São Paulo: Editora Ática, 1990.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

DE VARGAS, Sonia. .Estratégias não-escolares de ensino-aprendizagem e formação de professores da EJA. In: FANTINATO, Maria Cecilia (org.) Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos (pp.193-201). Niterói: Editora da UFF, 2009.

FANTINATO, Maria Cecilia. A construção de saberes matemáticos entre jovens e adultos do Morro de São Carlos. Revista Brasileira de Educação, v.27, p.109-124, set/dez 2004.

FANTINATO, Maria Cecilia (org.) Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói: Editora da UFF, 2009.

FANTINATO, Maria Cecilia. Balanço da produção acadêmica dos congressos brasileiros de Etnomatemática. Revista Iberoamericana de educación matemática, v.1, n. 33, p.147-161, mar. 2013.

FANTINATO, Maria Cecilia; LEITE, Kécio Gonçalves. Ethnomathematics Research on Indigenous Peoples´ Knowledge and Practices In: ROSA, Milton; OLIVEIRA, Cristiane Coppe (eds.) Ethnomathematics in Action. Cham: Springer International Publishing, p. 111-137, 2020.

FORMIGOSA, Marcos Marques; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues; SILVA, Carlos Aldemir Farias. Um navegar pelos saberes da tradição na Amazônia ribeirinha por meio da Etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 10, n. 1, p.1-14, 2017.

FRANÇOIS, Karen; SOUZA MAFRA, José R.; FANTINATO, Maria-Cecilia; VANDENDRIESSCHE, Eric. Local Mathematics Education: The implementation of local mathematical practices into the mathematics curriculum. Philosophy of Mathematics Education Journal, 33, p. 1-18, 2018.

LAMBELET, Alexandre; PETIT, Céline; VANDENDRIESSCHE, Eric; WENDLING, Thierry. Ethnologie et mathématiques. ethnographiques.org, 29, 2015 [en ligne] (https://www.ethnographiques.org/2014/numero-29/ - consulté le 09.09.2020)

LANDER, Edgardo (org.) La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2000.

MAFRA, José Ricardo; FANTINATO, Maria Cecilia. Artesãs de Aritapera/PA: técnicas e processos em uma perspetiva Etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 9, n.2, p. 180-201, jun/set 2016.

MARCHON, Fabio Lennon; FANTINATO, Maria Cecilia. Possibilidades filosóficas em Etnomatemática. Bolema, v. 29, n. 52, p. 549-567, ago. 2015.

MARCHON, Fabio Lennon; FANTINATO, Maria Cecilia. Aspectos poéticos e retóricos na composição do enredo da narrativa histórica da Etnomatemática. Zetetiké, v.27, p.1-14, 2019.

MEIRA, Claudia de Jesus; FANTINATO, Maria Cecilia. Os saberes matemáticos de jovens e adultos em contexto de privação de liberdade. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v.8, p.177 - 193, jun/set 2015.

MONTEIRO, Alexandrina; MENDES, Jackeline Rodrigues. A etnomatemática no encontro entre práticas e saberes: convergências, tensões e negociação de sentidos. Revista Latinoamericana de Etnomatemática V.7, n. 3, p.55-70, out 2014.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Mendes; MENDES, Jackeline Rodrigues. Formação de professores Guarani Kaiowá: interculturalidade e decolonialidade no ensino de matemática. Zetetiké, v.26, n.1, p. 167-184.jan/abr 2018.

PAIS, Alexandre. Criticisms and contradictions of ethnomathematics. Educational Studies in Mathematics, 76 (2), p. 209-230, 2011.

PASSOS, Caroline Mendes. Condições de Produção e Legitimação da Etnomatemática. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos: São Carlos, SP. 2017.

RADFORD, Luis. L’ethnomathématique au carrefour de la recolonisation et la décolonisation des savoirs. In: MAHEUX, G.; QUINTRIQUEO, S.; PELLERIN, L.; BACON, L. (Eds.), La décolonisation de la scolarisation des jeunes inuit et des Première Nations : sens et défis (pp. 247-276). Montréal: Presses de l’Université du Québec, 2020.

ROSA, Milton; OLIVEIRA, Cristiane Coppe (orgs.) Ethnomathematics in Action. Cham: Springer International Publishing, 2020.

SANTOS, Boaventura de Souza. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SILVA, Vanísio Luiz; COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. Matemática, corpo e resistência cultural. Ensino Em Re-Vista, v. 25, n.3, p. 609-629, set/dez. 2018.

STATHOPOULOU, Charoula. Cultural and Cognitive Conflicts in School Context: Mathematics Education as an Acculturation Process for Romany Students. Themes in Education, 7 (2), p. 131-143, 2006.

SURUÍ, Adriano Pawah; LEITE, Kécio Gonçalves. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena no contexto do povo Paiter. Zetetiké, v.26, n.1, p.94-112, jan/abr 2018.

VANDENDRIESSCHE, Eric. Kaninikula, mathématiques aux îles Trobriand. Documentaire scientifique, 29 min, Production CNRS, diffusion CNRS Images, 2012. URL: http://videotheque.cnrs.fr/doc=4149?langue=FR

VANDENDRIESSCHE, Eric. De l’ethnomusicologie à l’ethnomathématique. Entretien avec Marc Chemillier. In: LAMBELET, Alexandre; PETIT, Céline; VANDENDRIESSCHE, Eric; WENDLING, Thierry. Ethnologie et mathématiques. ethnographiques.org, 29 (déc. 2014), 2015(a).

https://www.ethnographiques.org/2014/Vandendriessche-Chemillier (consulté le 09.09.2020)

VANDENDRIESSCHE, Eric. Ethnomathématique des jeux de ficelle trobriandais. In: LAMBELET, Alexandre; PETIT, Céline; VANDENDRIESSCHE, Eric; WENDLING, Thierry. Ethnologie et mathématiques. ethnographiques.org, 29 (déc. 2014), 2015(b) https://www.ethnographiques.org/ethnomathematique-des-jeux-de-ficelle-trobriandais (consulté le 09.09.2020)

VANDENDRIESSCHE, Eric. String figures as mathematics? An Anthropological Approach to String Figure-making in Oral Tradition Societies. Studies in History and Philosophy of Science 36. Cham: Springer, 392p, 2015(c).

VANDENDRIESSCHE, Eric; SOUZA MAFRA, José R.; FANTINATO, Maria-Cecilia; FRANÇOIS, Karen. How Local Are Local People? Beyond Exoticism. In A. Chronaki (ed.) Mathematics education and life at times of crisis. Proceedings of the Ninth International Mathematics Education and Society Conference –MES– Vol 2. (pp. 956-967). Book Series: Mathematics Education and Society. Volos, Greece, April 7-12, 2017.

VANDENDRIESSCHE, Eric; PETIT, Céline. Des prémices d’une anthropologie des pratiques mathématiques à la constitution d’un nouveau champ disciplinaire : l’ethnomathématique. Revue d’histoire des sciences humaines, 31, p. 189-219, 2017.

Publicado

03-09-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 89     PDF downloads: 49 PDF (Français (France)) downloads: 13 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 14

Como Citar

VANDENDRIESSCHE, Eric; FANTINATO, Maria Cecilia. Etnomatemática no Brasil e na Europa: um diálogo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, n. Edição Especial, p. e021041, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id600. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/104. Acesso em: 29 abr. 2024.