Em fronteiras: a proposta do curriculum trivium no contexto de aulas de Português para haitianos

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id595

Palavras-chave:

Fronteiras, Haitianos, Programa Etnomatemática, Conhecimento Trivium

Resumo

Este artigo é um recorte de um projeto de pesquisa de doutorado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Tem como objetivo apresentar as primeiras aproximações da investigação, com estudantes haitianos em um projeto de aprendizagem de português. Por meio da observação participante nas aulas, a primeira etapa do projeto se deu em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) na cidade de São Paulo. Levantamos elementos pertencentes as fronteiras que atravessam a diáspora haitiana dos estudantes participantes das aulas de português. Considerando as teorizações do Programa Etnomatemática, o conceito de tema gerador de Freire e as possibilidades de uma proposta pautada no conhecimento trivium (materacia, literacia e tecnoracia) e, aproximando-nos da realidade dos estudantes, identificamos o tema gerador Trabalho, como um elemento que pode mobilizar saberes que o cercam no cotidiano. Esperamos que a história de vida dos estudantes haitianos e os elementos que os limitam sócio-culturalmente possam, além de trazer conhecimentos escolares, colaborar para retirá-los das fronteiras da invisibilidade e do racismo.

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Biografia do Autor

Marília Prado, FEUSP

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo,

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

03-09-2021

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Como Citar

PRADO, Marília; OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. Em fronteiras: a proposta do curriculum trivium no contexto de aulas de Português para haitianos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, n. Edição Especial, p. e021044, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id595. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/107. Acesso em: 28 abr. 2024.