História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan

Autores

  • Cristiane Coppe de Oliveira flavia.silva@colegioahmad.com.br
    Universidade Federal de Uberlândia/FEUSP

Palavras-chave:

Malba Tahan, Revista Lilaváti, História da Matemática

Resumo

O presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa em andamento, acerca de fontes primárias, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (NUPEm/UFU). De natureza qualitativa, tem como objetivo apresentar a Revista Lilaváti (1957), dirigida por Malba Tahan na cidade do Rio de Janeiro, e alguns aspectos, presentes na revista, que evidenciam as razões para ensinar história da matemática. Inicialmente, buscaram-se dados em trabalhos científicos que procuram estabelecer relações entre história e Educação Matemática. Outra etapa envolveu a aproximação – por meio de sua estrutura, de seus colaboradores e de temas de História da Matemática ali apresentados por Malba Tahan e por outros autores – com os elementos que desencadearam a criação e a constituição de Lilaváti. A partir do levantamento desses temas, reuniram-se algumas razões para ensinar história da Matemática, tomando como referencial Struik. Constatou-se que a maioria dos tópicos apresentados na Revista Lilaváti possui um enfoque em curiosidades apresenta particularidades da matemática e envolve mais de uma razão. Acredita-se que pesquisas em fontes primárias, especificamente revistas destinadas a alunos e professores, podem contribuir para pensar a história da Matemática como um recurso didático para auxiliar na compreensão de ideias matemáticas e em outras dimensões que envolvem o contexto da Educação Matemática brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia/FEUSP

Coordena o GT 05 - História da Matemática e Cultura da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa e pós-doutorado no Programa do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FE-USP. É coordenadora do subprojeto Matemática-Pontal da PIBID/UFU. É professora Associada I da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da mesma instituição. Ministra disciplinas da Educação Matemática nos cursos de Matemática e Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Na vertente extensionista desenvolveu vários projetos, tendo sido coordenadora da Área Relações Etnico-raciais do Projeto Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - MEC; participou como formadora do Projeto A Cor da Cultura III (2013-2014) promovido pela Fundação Roberto Marinho, TV Futura, SEPPIR, MEC e Petrobrás. Atuou como vice-coordenadora do curso de Formação Inicial em História e Cultura Africana e Afro-brasileira promovido pelo NEAB/UFU em parceria com a PROGRAD/UFU, ministrando o módulo referente à Etnomatemática e como coordenadora do subprojeto Diversidade Cultural do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É docente no Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FE-USP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática da FE-USP (GEPEm). Em uma perspectiva cultural, investiga a importância da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo em Matemática, por meio da implementação das Leis 10638/03 e 11645/08 e as possibilidades de rompimento com o racismo científico que se estabelece em ideias eurocêntricas. É líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática - NUPEm e vice-coordenadora executiva do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia - NEAB/UFU, nos quais desenvolve projetos relacionados à História da Educação Matemática Brasileira e a Etnomatemática, enfatizando a pessoa e obra de Júlio César de Mello e Souza - Malba Tahan (1885-1975) e os discursos que se estabelecem em suas obras raras. Colabora ainda, como docente do Curso de Especialização em inclusão da diversidade no espaço escolar promovido pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, coordena o subprojeto Matemática/Pontal da UFU e atua como membro do Programa de Licenciatura Internacional - PLI, junto à Universidade de Coimbra.

Referências

BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M.V.; NOBRE, S. R. A investigação científica em história da matemática e suas relações com o programa de pós-graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M. A.V.; BORBA, M. C. B. (Org.). Educação Matemática em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p.172-173.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BÚRIGO, E. Z. Martha Blauth. In: VALENTE, W. R. (Org.). Educadoras matemáticas: memórias, docência e profissão. São Paulo: Livraria da Física, 2013. p.258.

COPPE-OLIVEIRA, C. Do menino Julinho a Malba Tahan: uma viagem pelo oásis do ensino da Matemática. 2001. 212f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Unesp, Rio Claro, 2001.

COPPE-OLIVEIRA, C. A sombra do arco-íris: um estudo histórico-mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan. 2007. 171f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2007.

COPPE-OLIVEIRA, C. A Revista Lilaváti (1957) de Malba Tahan: buscando situações de aprendizagem acerca da história da matemática como recurso didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2014, Unesp, Bauru. Anais... Bauru, 2014.

COPPE, C. et al. Malba Tahan e a Revista Al-Karismi (1946-1951): diálogos e possibilidades. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

DIAS, A. M. et al. Martha Dantas. In: VALENTE, W.R. (Org.). Educadoras matemáticas: memórias, docência e profissão. São Paulo: Livraria da Física, 2013. p. 297.

FARIA, J.C. A prática educativa de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de interdisciplinaridade de Ivani Fazenda. 2004. 278f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade da Educação e Letras, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. 2004.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

MENDES, I. A. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

SAD, L. A. Educação Matemática: unidade na história e nos objetivos educacionais. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 09 a 12 de junho de 2004, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. Anais... São Paulo, p. 1-5.

SANTOS, L. M. dos. Metodologia do ensino de Matemática e Física: tópicos de história da física e da matemática. Curitiba: Ibpex, 2009.

SILVA, C. P. A Matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

SIQUEIRA FILHO, M. G. Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem. 2008. 258f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas. 2008.

STRUIK, D. J. Por que estudar a história da matemática? In: GAMA, R. História da técnica e da tecnologia. Tradução de Célia Regina A. Machado e Ubiratan D’Ambrosio. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1985.

TAHAN, M. Lilaváti. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1957. p. 1-47.

Downloads

Publicado

01-05-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 25     PDF downloads: 13

Como Citar

OLIVEIRA, Cristiane Coppe de. História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 19, p. 265–276, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/263. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre