Decolonialidade, Educação do Campo e Formação de Professores de Matemática: por uma reforma agrária do saber

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id611

Palavras-chave:

Colonialidade, Educação Matemática, Etnomatemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar relações entre a Decolonialidade, a Educação do Campo e a Formação de Professores. Assumindo uma opção decolonial, pensando novas possibilidades para a Universidade e tomando a Educação do Campo como um fenômeno de desobediência político-epistêmica, pretende-se evidenciar como essas relações tensionam os modelos tradicionais de formação de professores de Matemática a partir de ações desenvolvidas no curso de Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Matemática, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As discussões realizadas, que tomam a Etnomatemática como orientação, defendem processos formativos baseados em aspectos históricos, socioculturais e pedagógicos presentes em diferentes formas de vida, particularmente as camponesas, sendo a Universidade um possível espaço pluriepistêmico e fronteiriço que dialoga os saberes científico-acadêmicos com aqueles presentes nas práticas de culturas camponesas, afirmando positivamente suas diferenças para a superação das hegemonias e desigualdades campo-cidade no Brasil.

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Biografia do Autor

Filipe Santos Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, da Universidade Federal de Minas Gerias. Membro do grupo de estudos e pesquisas inSURgir.

Eliziara Pereira Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciada em Educação do Campo, com habilitação em Matemática, pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG). Camponesa, bioconstrutora e coordenadora da Arca das Letras. Membro do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN).

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Publicado

03-09-2021

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Como Citar

FERNANDES, Filipe Santos; COUTINHO, Eliziara Pereira. Decolonialidade, Educação do Campo e Formação de Professores de Matemática: por uma reforma agrária do saber. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, n. Edição Especial, p. e021045, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id611. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/108. Acesso em: 28 abr. 2024.