Estudo de propriedades topológicas desenvolvidas na elaboração de incisos em superfícies curvas: uma leitura decolonial

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id613

Palavras-chave:

Etnomatemática, Práticas socioculturais, Propriedades cognitivas, Cuias artesanais

Resumo

O artigo apresenta um estudo realizado, com base em pressupostos da perspectiva etnomatemática e elementos teóricos pautados na decolonialidade. Tem como objetivo principal, discutir algumas propriedades topológicas, evidenciadas em técnicas e processos durante a produção de representações iconográficas, na forma de incisões, em cuias artesanais. A opção metodológica ocorreu a partir de pressupostos da pesquisa etnográfica, durante o período em que o pesquisador esteve convivendo com artesãs, residentes na região do Aritapera, município de Santarém, Estado do Pará, com base em um descritor de vivências, técnicas e processos utilizados na configuração e elaboração destas cuias artesanais. A configuração de análise e inferência de resultados assumiu que o substrato cognitivo de produção destas representações está relacionado com determinadas propriedades, as quais denominamos de topológicas, projetando, assim, uma espécie de movimento holístico e transdisciplinar. Além disso, concluímos que estes sistemas de representações locais, do ponto de vista social e instrumental, atuam como um catalizador de produção de conhecimentos e de saberes diversificados e expansivos, apesar de estarem em permanente mutação, em virtude da mudança social e cultural inevitável. Este resultado projeta consequências, do ponto de vista decolonial: a necessidade de pensarmos soluções importantes para o equilíbrio, sustentabilidade e permanência de práticas socioculturais, além de afastarmos a destruição ou desaparecimento destas práticas, por completo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Doutor em Educação (área de concentração em Educação Matemática), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor permanente do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) – Associação em Rede – intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Referências

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, Luciana Gonçalves de. (Org.) O artesanato de cuias em perspectiva – Santarém. Textos de Luciana Gonçalves de Carvalho, Luciana Alem Gennari, Elizabeth Ferreira da Silva e Patrícia Pereira Peralta Rio de Janeiro: IPHAN; CNFCP, 2011.

CARVALHO, Luciana Gonçalves. Cuias de Santarém. Rio de Janeiro: FUNARTE; CNFCP, 2003.

CARVALHO, Luciana Gonçalves. Materialidade e imaterialidade na “cultura do patrimônio cultural” em Santarém. In: CARVALHO, Luciana Gonçalves; MILEO Bruno (Orgs.) Patrimônio cultural e direitos culturais na Amazônia (pp. 17-40) Santarém: UFOPA, 2012.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como acesso a uma história holística In: WEIL, Pierre; D’AMBROSIO, Ubiratan; CREMA, Roberto (Org.) Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. pp. 76-124. São Paulo: Summus, 1993.

FANTINATO, Maria Cecília; MAFRA, José Ricardo. Techniques and learning process of craftswomen in Brazil. In: ROSA, Milton; SHIRLEY, Lawrence; GAVARRETE, Maria; ALANGUI, Wilfredo (Eds.). Ethnomathematics and its Diverse Approaches for Mathematics Education. p. 69-93. Switzerland, Hamburg/Germany: Springer International Publishing, 2017.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das culturas. 1.ed. 13. reimp. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GREENFIELD, Patricia M. Cultural change and human development. In: TURIEL, Elliot (ed.), Development and Cultural Change: Reciprocal Processes. New Directions in Child Development, 83, 37-60. San Francisco: Jossey-Bass, 1999.

GREENFIELD, Patricia M. Linking Social Change and Developmental Change: Shifting Pathways of Human Development. Developmental Psychology. V. 45, n. 2, 2009. p. 401-418. DOI: 10.1037/a0014726

GREENFIELD, Patricia M. Studying social change, culture, and human development: A theoretical framework and methodological guidelines. Developmental Review. 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.dr.2018.05.003

MADURO, Rubia. A cuia nossa de cada dia. In: SANTOS, Antônio Maria de Souza; CARVALHO, Luciana Gonçalves de (Eds.) Terra, água, mulheres & cuias: Aritapera, Santarém, Pará, Amazônia. Santarém: UFOPA, p. 32-38, 2013.

MAFRA, José Ricardo; FANTINATO, Maria Cecília. Artesãs de Aritapera/PA: técnicas e processos em uma perspetiva Etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, 9(2), 180-201, 2016.

MATIAS, Marisa. “Não nos lixem”: A luta contra a co-incineração de resíduos industriais perigosos nos arredores de Coimbra”. In: SANTOS, Boaventura de Souza. (Org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. (Reinventar a emancipação social: para novos manifestos, v. 4).

NUNES, João Arriscado. Um discurso sobre as Ciências 16 anos depois. In: Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. SANTOS Boaventura de Souza. (Org.). São Paulo: Cortez, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 184-202.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução. In: Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. SANTOS, Boaventura de Souza. (Org.). São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula; NUNES, João Arriscado. Para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In: SANTOS, Boaventura de Souza. (Org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. (Reinventar a emancipação social: para novos manifestos, v. 4).

VISVANATHAN, Shiv. Entre a cosmologia e o sistema: a heurística de uma imaginação dissidente. In: SANTOS, Boaventura de Souza. (Org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. (Reinventar a emancipação social: para novos manifestos, v. 4).

WAGNER, Peter. Sobre guerras e revoluções. In: Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. SANTOS, Boaventura de Souza (Org.). São Paulo: Cortez, 2004.

Publicado

03-09-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 46     PDF downloads: 25 PDF (English) downloads: 2 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 12

Como Citar

MAFRA, José Ricardo e Souza. Estudo de propriedades topológicas desenvolvidas na elaboração de incisos em superfícies curvas: uma leitura decolonial. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, n. Edição Especial, p. e021046, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id613. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/109. Acesso em: 29 abr. 2024.